Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 03 de Agosto de 2016 às 18:48

MP denuncia jornalista gaúcho preso durante cobertura de ocupação estudantil

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) denunciou à Justiça o jornalista Matheus Chaparini e mais nove maiores de 18 anos que foram presos na ocupação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em 15 junho deste ano.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) denunciou à Justiça o jornalista Matheus Chaparini e mais nove maiores de 18 anos que foram presos na ocupação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em 15 junho deste ano.
O repórter do Jornal JÁ responderá por crimes de desobediência e dano qualificado por ter participado da cobertura do protestos de um grupo de estudantes do Ensino Médio envolvidos noas ocupações de mais de 150 escolas. O cineasta independente Kevin D’arc também foi denunciado.
O promotor Luís Felipe Tesheiner foi o autor da denúncia, que será examinada pela Justiça. O Judiciário decidirá se será aberto processo no caso. Chaparini admitiu não ter ficado surpreso com o indiciamento. "Mas esperava bom senso", declarou o repórter. Ele disse que seu advogado apresentará recurso no prazo de defesa prévia que será aberto. 
A notícia gerou reação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), que emitiu nota repudiando a decisão. "O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é um claro ataque à liberdade de expressão. Trata-se de um retrocesso”, avalia o presidente do Sindjors, Milton Simas. 
A Associação Riograndense de Imprensa também lamentou a decisão "A ARI lembra que o jornalista estava no exercício das suas atividades profissionais e pede que todos observem a importância do papel da imprensa em fatos relevantes da história brasileira.
Aproveitamos para salientar que só respeitando a liberdade de expressão poderemos ter uma sociedade mais justa", encerra a nota assinada pelo vice-presidente da entidade, Luiz Adolfo Lino de Souza.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul divulgou nota pública em que manifesta "profunda irresignação com as notícias de violência e adoção de medidas que indicam uma intolerável criminalização de movimentos sociais" que têm chegado ao conhecimento da PRDC e sido veiculadas na imprensa gaúcha.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO