Publicada em 28 de Agosto de 2016 às 13:52

Parque de Esteio teve quedas de energia devido a alta temperatura no sábado

Touro Hereford em pavilhão dos grandes animais

Touro Hereford em pavilhão dos grandes animais


Claiton Dornelles/JC
A rede de energia existente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não suportou as temperaturas elevadas no primeiro dia da 39ª Expointer, em Esteio, neste sábado (27).
A rede de energia existente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não suportou as temperaturas elevadas no primeiro dia da 39ª Expointer, em Esteio, neste sábado (27).
Termômetros marcaram a máxima de 37 graus. Resultado: estandes de expositores e camping onde estão 400 veículos tiveram quedas de luz durante várias partes do dia, principalmente entre as 12h e o fim da tarde, segundo a administração do parque.
O calor mais intenso contrasta com a edição do ano passado, que teve médias de 25 a 26 graus centígrados, segundo a gestão. 
O subsecretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini, disse que os cinco geradores existentes não deram conta do consumo elevado. "É um ano atípico."
Neste domingo (28), reunião foi convocada para as primeiras horas da manhã para buscar solução. Além da administração, estavam o secretário da Agricultura, Ernani Polo, técnicos e foi chamada a AESul, que é a distribuidora. "Ninguém vai ficar empenhado o tempo todo", garantiu Bandoca.
Além dos cinco geradores, que somam 830 kVA, mais um será contratado. A administração está dimensionando a demanda. "Problema que quando cai a luz, mesmo com geradores, o equipamento precisa primeiro tem de resfriar para ser religado", diz o subsecretário do parque.
"Neste sábado, todo mundo ligou ar condicionado, ventilador, não deu conta". Bandoca disse que a rede é antiga, e que o projeto para atualizar as ligações, com fios mais potentes, foi avaliado em R$ 1 milhão, mas não foi aprovado devido à falta de recursos.
Uma medida para contornar as limitações foi a instalação de postes de iluminação que usam energia solar. Dos 46 prometidos para esta feira, 20 estão operando. Boa parte nas áreas de maior movimento, como o Boulevard.
O subsecretário explica que a meta é ter todas as instalações operando com energia fotovoltaica. "A rede de iluminação responde por 40% do consumo do parque", diz. A geração feita de dia supre o consumo, que é compensado de noite, quando a iluminação é ativada. 
Enquanto isso não ocorre, a administração vai reforçar o suporte de geradores. 
Comentários CORRIGIR TEXTO