Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Agosto de 2016 às 08:39

Euro fraco beneficia empresas exportadoras e bolsas europeias sobem

Agência Estado
As bolsas europeias operam em alta nesta terça-feira (30), puxadas pelo setor exportador, que se beneficia com o euro mais fraco. O setor de mineração, no entanto, destoa do movimento e cai com força em meio à queda dos metais básicos, pesando em Londres.
As bolsas europeias operam em alta nesta terça-feira (30), puxadas pelo setor exportador, que se beneficia com o euro mais fraco. O setor de mineração, no entanto, destoa do movimento e cai com força em meio à queda dos metais básicos, pesando em Londres.
Às 8h20min (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,08%, Paris ganhava 0,75% e Frankfurt avançava 0,95%. A Bolsa de Milão tinha alta de 1,25%, Madri tinha acréscimo de 0,80% e Lisboa crescia 0,17%.
Entre os setores que avançam, destaque para o automobilístico. Os papéis da Volkswagen tinham alta de 1,6% em Frankfurt, enquanto a Peugeot avançava 1,8% em Paris. O euro mais fraco tem beneficiado as ações de empresas exportadoras. O dólar sobe com força nesta manhã ante as principais moedas e emergentes, com os investidores de olho em dados importantes da economia dos EUA nesta semana para avaliar uma possível alta de juros em breve.
Por outro lado, o setor de mineração pesa, principalmente em Londres. As ações da Antofagasta caem mais de 4%, enquanto as da Glencore e da Rio Tinto tinham queda superior a 3%. Os declínios vieram em meio a quedas nos preços dos metais preciosos. Os preços do ouro estão no foco dos investidores, uma vez que os mercados continuam a questionar o momento do próximo aumento de juros nos EUA. Os preços do ouro tendem a declinar em meio à perspectiva de juros mais altos.
Entre as notícias corporativas, o órgão regulador antitruste da União Europeia (UE) exigiu que a Irlanda recupere cerca de 13 bilhões de euros (US$ 14,5 bilhões) em impostos não pagos da Apple, um movimento que poderia intensificar uma rivalidade entre a UE e os EUA sobre questões fiscais do bloco em empresas americanas. A Comissão Europeia disse nesta terça-feira que o regime fiscal da Irlanda oferecido à Apple entre 1991 e 2007 permitiu que a empresa pagasse menos do que 1% ou quase zero de impostos sobre os seus lucros europeus por mais de 10 anos, entre 2003 e 2014.
Nos indicadores do dia, o índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, caiu a 103,5 em agosto, de 104,5 em julho, segundo dados publicados hoje pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam queda menor do indicador, a 104,1. O resultado de agosto é o menor desde março, mas permanece acima da média de 100,0 da série histórica iniciada em 1990.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO