Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Agosto de 2016 às 08:26

Após avanço nos EUA, bolsas da Ásia e do Pacífico fecham majoritariamente em alta

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (30), beneficiadas pelo desempenho positivo dos mercados acionários em Nova Iorque ontem.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (30), beneficiadas pelo desempenho positivo dos mercados acionários em Nova Iorque ontem.
No pregão de segunda, as ações em Wall Street tiveram ganhos moderados, em meio a uma reavaliação sobre a possibilidade de o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) voltar a elevar juros na reunião de setembro, o que acabou gerando algum apetite por risco em partes da Ásia.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,85%, a 23.016,11 pontos, impulsionado por papéis de bancos, enquanto o chinês Xangai Composto mostrou alta de 0,15%, a 3.074,68 pontos, e o sul-coreano Kospi avançou 0,36%, a 2.039,74 pontos. Já o Shenzhen Composto, que reúne empresas chinesas de menor valor de mercado, teve ganho marginal de 0,06%, a 2.028,36 pontos.
No mercado japonês, o Nikkei ficou perto da estabilidade, com ligeiro declínio de 0,07%, a 16.725,36 pontos, influenciado pelo iene, que se fortaleceu em relação ao dólar no começo do pregão, antes de voltar a perder terreno para a moeda dos EUA posteriormente.
Um modesto avanço nos preços de commodities - como petróleo e cobre - durante a madrugada ajudou a impulsionar as ações de empresas relacionadas no Japão, caso da petrolífera Japan Petroleum Exploration (+1,7%) e da siderúrgica Sumitomo Metal Mining (+2,2%).
A especulação sobre quando o Fed poderá aumentar juros também continua influenciando os negócios na Ásia. Há quem acredite que a elevação de juros virá já em setembro, mas a maioria das apostas continua se concentrando em dezembro.
Para Margaret Yang, analista da CMC Markets, o relatório de emprego mensal dos EUA, que será divulgado na sexta-feira (02) será determinante para a decisão de política monetária do Fed no mês que vem.
Entre mercados asiáticos menores, o Taiex ficou estável em Taiwan, a 9.110,56 pontos, e o filipino PSEi recuou 0,64% em Manila, a 7.794.93 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana foi beneficiada por ações de produtoras de commodities e o S&P/ASX 200 subiu 0,2%, a 5.478,30 pontos, interrompendo uma sequência de três pregões de perdas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO