Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 22 de Agosto de 2016 às 08:14

Bolsas asiáticas fecham com desempenho misto, à espera de simpósio do Fed

Agência Estado
As bolsas asiáticas encerraram os negócios desta segunda-feira (22) com desempenho misto, à espera de comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) durante evento anual a ser realizado esta semana.
As bolsas asiáticas encerraram os negócios desta segunda-feira (22) com desempenho misto, à espera de comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) durante evento anual a ser realizado esta semana.
O Fed inicia seu simpósio anual em Jackson Hole (Wyoming, EUA) a partir de quinta-feira. Na sexta, o foco dos investidores será um discurso da presidente do Fed, Janet Yellen.
Na semana passada, o Fed demonstrou cautela e revelou, na ata de sua última reunião de política monetária, que seus dirigentes estão divididos em relação a um novo aumento de juros.
Desde então, porém, algumas autoridades do BC norte-americano fizeram comentários que geraram interpretações de que o Fed se prepara para voltar a elevar juros ainda este ano.
O vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, disse ontem, por exemplo, que a inflação dos EUA está perto de chegar à meta oficial de 2% e previu que o crescimento do país ganhará força nos próximos trimestres.
A fala de Fischer ajudou a enfraquecer o iene ante o dólar, contribuindo para o fechamento positivo da bolsa japonesa. O índice Nikkei subiu 0,32% em Tóquio hoje, a 16.598,19 pontos.
Há expectativa também para um discurso do presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, previsto para amanhã. Em entrevista ao Sankei Shimbun, publicada no fim de semana, Kuroda sugeriu que há espaço para o BC japonês cortar ainda mais sua taxa de depósitos, que já é negativa.
Na China, por outro lado, o dia foi de perdas nos mercados acionários. O Xangai Composto caiu 0,75%, a 3.084,81 pontos, pressionado por ações dos setores médico, agrícola e químico. Já o menos abrangente Shenzhen Composto, que reúne empresas de menor valor de mercado, teve queda de 1,27%, a 2.018,66 pontos.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta moderada de 0,27%, a 22.997,91 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,68% em Seul, a 2.042,16 pontos, o filipino PSEi avançou 0,64% em Manila, a 7.981,21 pontos, e o Taiex caiu 0,58% em Taiwan, a 8.981,81 pontos. Na semana passada, a China aprovou o lançamento de uma parceria operacional entre as bolsas de Hong Kong e Shenzhen, semelhante à conexão existente entre Hong Kong e Xangai.
Na Oceania, a bolsa australiana terminou o pregão com leve baixa de 0,2% no S&P/ASX 200, a 5.515,10 pontos, pressionada por ações de mineradoras e petrolíferas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO