Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Agosto de 2016 às 22:30

Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar da Erva-Mate

Com objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva, foi criada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Frente Parlamentar da Erva-Mate.
Com objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva, foi criada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Frente Parlamentar da Erva-Mate.
O lançamento deve ocorrer durante a Expointer 2016. O deputado Elton Weber (PSB) será o coordenador da Frente, composta ainda pelos deputados Vilmar Zanchin (PMDB), Ronaldo Santini (PTB), Juliano Roso (PCdoB) e Missionário Volnei (PR). Eram necessárias 19 assinaturas para a criação da Frente, mas rapidamente houve a adesão de 28 parlamentares.
O setor enfrenta gargalos como o expressivo número de indústrias e produtores que apresentam baixa competitividade, a carga tributária elevada frente a outros países, deficiências nos serviços de controle e fiscalização, baixo consumo nacional per capita, inexistência de estudos qualitativos da produção e falta de padronização do produto. "Alinhado com as entidades representativas do setor, buscaremos lutar por políticas governamentais para estimulo do setor."
De acordo com a Embrapa, a erva-mate é explorada economicamente em cerca de 560 municípios do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 110 mil hectares. O produto é cultivado em 180 mil propriedades e gera mais de 710 mil empregos diretos. O Estado é responsável por 61,2% da produção nacional com consumo per capita de 9kg/habitante/ano, as exportações gaúchas representam US$ 32,4 milhões, principalmente para Uruguai, Chile e Espanha.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO