Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 10 de Agosto de 2016 às 08:13

Bolsas asiáticas fecham estáveis com petróleo fraco e à espera de dados chineses

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única e perto da estabilidade nesta quarta-feira (10), em meio à retomada da fraqueza do petróleo e à espera de uma nova série de indicadores chineses relevantes.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única e perto da estabilidade nesta quarta-feira (10), em meio à retomada da fraqueza do petróleo e à espera de uma nova série de indicadores chineses relevantes.
Na China, o índice Xangai Composto recuou 0,2%, a 3.018,75 pontos, após ter encerrado o pregão anterior no maior nível em duas semanas, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,3%, a 1.976,16 pontos. Já em Tóquio, o Nikkei teve leve baixa de 0,18%, a 16.735,12 pontos, pressionado pela valorização do iene ante o dólar durante a madrugada e apesar de especulação de que o Banco do Japão (BoJ) estaria comprando fundos de índices de ações (ETFs, na sigla em inglês). O mercado japonês não vai operar amanhã devido a um feriado nacional.
Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta marginal de 0,12%, a 22.492,43 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex subiu 0,5%, a 9.200,42 pontos, e em Seul, o sul-coreano Kospi mostrou ligeiro ganho de 0,04%, a 2.044,64 pontos. Em Manila, o filipino PSEi apresentou leve perda de 0,05%, a 8.051,40 pontos.
O petróleo voltou a preocupar os investidores na Ásia, ao se enfraquecer nos negócios de ontem e manter a tendência de baixa na madrugada desta quarta, na esteira de dados mistos do American Petroleum Institute (API) sobre os estoques dos EUA.
Ontem, o API estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA subiu 2 milhões de barris na semana passada, mas também apontou uma forte queda de 4 milhões de barris nos estoques de gasolina.
Além disso, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano elevou na terça-feira suas projeções de produção de petróleo nos EUA neste e no próximo ano. Na manhã de hoje, o DoE vai publicar sua pesquisa semanal sobre estoques e produção.
O clima na região asiática também é de cautela antes da divulgação de novos indicadores de peso da China. Amanhã, a segunda maior economia do mundo vai publicar números de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos. Dados da balança comercial chinesa, que saíram no começo da semana, vieram mais fracos que o esperado, enquanto os de inflação se mostraram mistos, gerando incertezas sobre o futuro da política monetária do país.
No mercado de bônus da China, no entanto, o juro do papel chinês de 10 anos chegou a cair abaixo de 2,7% nesta madrugada, atingindo nova mínima histórica, segundo o Commerzbank, sugerindo que parte do mercado acredita que Pequim oferecerá ainda mais estímulos monetários este ano.
Na Oceania, a bolsa australiana interrompeu uma sequência de quatro sessões positivas e terminou o dia no vermelho, pressionada por ações de petrolíferas e bancos. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,2% em Sydney, a 5.543,70 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO