Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Agosto de 2016 às 08:18

Bolsas asiáticas fecham em alta com recuperação do petróleo e à espera do BoE

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (4), favorecidas pela recuperação do petróleo e à espera de possíveis novos estímulos monetários no Reino Unido.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (4), favorecidas pela recuperação do petróleo e à espera de possíveis novos estímulos monetários no Reino Unido.
Nos negócios de ontem, o petróleo saltou mais de 3% em Londres e Nova Iorque, após uma pesquisa indicar queda muito mais forte do que se previa nos estoques de gasolina dos EUA, que vinham mostrando tendência de aumento.
Além disso, há expectativas de que o Banco da Inglaterra (BoE) relaxe sua política monetária, em decisão que será anunciada na manhã de hoje, diante da decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), em plebiscito realizado em junho. Analistas preveem que o BoE poderá cortar sua taxa básica de juros, de 0,5% para 0,25%, e talvez ampliar seu programa de compra de ativos.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,07%, encerrando o dia a 16.254,89 pontos, embora tenha mostrado alguma volatilidade durante o pregão, em meio a incertezas sobre a perspectiva da política monetária do Banco do Japão (BoJ).
O fato de o BoJ ter tomado medidas de estímulo apenas secundárias na reunião da semana passada tem gerado especulação de que o BC japonês poderá passar a ser mais contido nos esforços de relaxamento monetário.
Em outras partes da Ásia, o Xangai Composto, principal índice acionário da China, teve leve alta de 0,1%, a 2.982,43 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,43% em Hong Kong, a 21.832,23 pontos, o sul-coreano Kospi ganhou 0,26% em Seul, a 2.000,03 pontos, o Taiex subiu 0,3% no mercado taiwanês, a 9.024,71 pontos, e o filipino PSEi registrou valorização mais expressiva, de 1,14%, a 7.978,57 pontos.
O também chinês Shenzhen Composto, formado por empresas de menor valor de mercado, mostrou alta de 0,7%, a 1.948,91 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana foi também influenciada pela recuperação do petróleo, que impulsionou as ações do setor. O S&P/ASX 200, que reúne as ações mais negociadas em Sydney, avançou 0,2%, a 5.475,80 pontos.
Entre as petrolíferas australianas, destacaram-se Santos (+6,7%), Oil Search (+1,5%) e Woodside (+0,7%). A mineradora Rio Tinto, por outro lado, caiu 1,6%, após divulgar ontem forte queda no lucro subjacente do primeiro semestre, ao menor nível em 12 anos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO