Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 25 de agosto de 2016. Atualizado às 20h25.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Patrícia Knebel

Mercado Digital

Notícia da edição impressa de 25/08/2016. Alterada em 25/08 às 20h32min

Acordo de peso

Tecnopuc (foto) vai agir em conjunto com Tecnosinos e Feevale Techpark para estimular empreendedores

Tecnopuc (foto) vai agir em conjunto com Tecnosinos e Feevale Techpark para estimular empreendedores


ANA PAULA APRATO/ARQUIVO/JC
Os três principais parques tecnológicos gaúchos assinam hoje acordo de cooperação de Internacionalização Cruzada de Empresas. Tecnopuc, Tecnosinos e Feevale Techpark vão agir em conjunto para estimular que empreendedores brasileiros e estrangeiros vivenciem ambientes de inovação em países parceiros, acessando mercado, clientes e fornecedores. O estímulo ao intercâmbio de tecnologia, as parcerias entre empresas e as sinergias entre os atores localizados nas respectivas regiões estão entre as ações previstas pelos três parques, cadastrados na plataforma de internacionalização da Anprotec (Land2Land). A assinatura do acordo integra a programação do Tecnopuc Experience, que ocorre na sede do parque científico, em Porto Alegre. E por falar em internacionalização, o Tecnopuc firmou mais um acordo - agora com a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), com sede em San Cayetano Alto, no Equador. O foco é intensificar as atividades de empreendedorismo e inovação. A UTPL trabalha com inovação tecnológica e social e já atuou em parceria, com a empresa Natura em projetos na Floresta Amazônica.
Visual thinking I
Fundador da Think Clearly e referência mundial em Visual Thinking, o dinamarquês Mathias Jakobsen desembarca no dia 26 de setembro em Porto Alegre. Ele ministrará um workshop das 8h às 17h no qual apresentará técnicas de estruturação e comunicação das ideias e projetos de forma visual.
Visual thinking II
Pesquisas mostram que conseguir pensar e se expressar visualmente pode ser o caminho mais curto para que, em um mundo abarrotado de informações, os profissionais façam a sua mensagem chegar de forma mais assertiva. O workshop acontece no Nós Coworking, no Shopping Total. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.escoladesignthinking.echos.cc.
Chips em debate
Os desafios da próxima geração dos projetos automáticos de chips será o tema da palestra que o presidente do conselho em Electronic Design Automation (EDA) do Instituto de Engenheiros Eletroeletrônicos (IEEE), Shishpal Raw, fará na Ufrgs nessa sexta-feira. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica, sediado no Instituto de Informática da universidade.
Software livre
A pluralidade nas licitações de software foi o tema de encontro essa semana entre o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) e a diretoria da Assespro-RS. Ele obteve uma vitória na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, com a rejeição da proposta que daria preferência para software livre nos investimentos públicos em telecomunicações. A presidente da Assespro-RS, Letícia Batistela, destaca que software livre não é sinônimo de gratuidade. "Existe uma série de investimentos em treinamento e implementação. Por isso que trabalhamos pela equidade para a competitividade do mercado."
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia