Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Setembro de 2016 às 23:15

A literatura israelense perto do público

Rindo do trágico - O humor na literatura israelense contemporânea (Artes e Ofícios, 184 páginas, R$ 46,00), da professora Leniza Kautz Menda, é uma bela oportunidade para o leitor se aproximar da literatura israelense da atualidade. A obra multifacetada traz textos de grandes autores como Sami Michael, Amós Oz e Shifra Horn, junto de comentários espirituosos e interessantes da autora.
Rindo do trágico - O humor na literatura israelense contemporânea (Artes e Ofícios, 184 páginas, R$ 46,00), da professora Leniza Kautz Menda, é uma bela oportunidade para o leitor se aproximar da literatura israelense da atualidade. A obra multifacetada traz textos de grandes autores como Sami Michael, Amós Oz e Shifra Horn, junto de comentários espirituosos e interessantes da autora.
Leniza é amante da boa literatura, tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, tradutora e intérprete da língua inglesa.
No livro, são apresentadas e dissecadas obras que revelam a autoironia de Sayed Kashua, o "humor negro" de Yoram Kaniuk e a profunda comicidade de Amós Oz, profundamente humana, que lança luzes sobre temas tão espinhosos quanto o conflito árabe-israelense. O humor cáustico de David Grossman e o humor delicado e saudosista de Meir Shalev figuram na obra.
Sempre se diz que rir é o melhor remédio, que é preciso brincar de ser sério e levar a sério a brincadeira e que o humor é veículo de lucidez, inteligência e vida. O povo judeu, o "Povo do Livro" sempre soube disso. O humor judaico funciona como instrumento de construção, reconstrução e legitimação de uma herança cultural milenar de todos nós. Na obra estão apontados trabalhos que criticam as instituições sociais, os grupos minoritários, a sociedade capitalista e seu desejo gigante de lucro e ascensão social. São apresentados textos que escancaram os dilemas do homem contemporâneo oriental ou ocidental. Não são textos de humor de riso fácil, de leveza inconsequente. É humor contido, irônico, tragicômico, ácido. Humor israelense literário contemporâneo.
Na apresentação, o psicanalista e escritor Abrão Slavutzki diz: "a leitura do livro é um convite a um passeio pelos escritores israelis. A literatura, como toda arte, expressa a alma dos povos. Logo esse livro também revela muitas facetas do Povo de Israel. O livro de Leniza Kautz Menda é o primeiro no Brasil a estudar a importância do humor na jovem literatura israeli".
No final, registra Leniza: "o livro traz à tona o judaísmo dos shetetls judaicos com seus tipos característicos, embora assuma uma nova dimensão em Israel. É um humor que ultrapassa as fronteiras do regional ao abordar temas universais, entre os quais os grandes dilemas que afligem a humanidade: a vida e a morte. É um humor que, através do jogo de linguagem, manifesta o caráter satírico e tragicômico da realidade israelense contemporânea".
Deve ser saudado o livro de Leniza pelo pioneirismo, pela importância do tema, pela profundidade e extensão da pesquisa e, principalmente, pelo toque de cultura e espirituosidade da autora em seus comentários. É isso, o humor judaico é como o Inter, é campeão de tudo, mesmo em tempos de vagas amargas.

Orquestra, Coral e Dança em Bento

Modéstia à parte, nasci em Bento Gonçalves, cidade que é um orgulho brasileiro e internacional, um presente de Deus para a humanidade. Fim de semana passado estive lá para rever amigos, como o companheiro de literatura, jornalismo, caminhadas e papos Ademir Antônio Bacca, um dos grandes agitadores culturais em atividade no Brasil. Na Linha Salgado onde, na infância, passei inesquecíveis tardes douradas e noites perfumadas por parreirais maduros, encontrei o querido amigo Roberto Benedetti, empresário da Bentec, junto com a filha Roberta, enóloga da Lovara, vinícola da família. Conversas, abraços e espumante maravilhosos.
Na noite de sábado, junto com colegas do Conselho Estadual de Cultura, assisti ao espetáculo cênico-musical Per Sempre Tchê, no Hotel Dall Onder, que teve financiamento do sistema Pró-Cultura RS e patrocínio de Dall Onder, Intral, Aledis, Ou, Cenci, Kidelizz e Imobras.
A jovem Orquestra Filarmônica do Instituto Tarcísio Michelon, com 50 integrantes e regência do maestro Tiago Fernando Andreola, o Coro Juvenil com 35 integrantes, dirigido por Franceli Zimmer, mais atores, dançarinos e outros profissionais, num total de 120 pessoas, proporcionaram um espetáculo emocionante e brilhante, com temática envolvendo a história da imigração italiana, os sonhos dos desbravadores e o nascimento de Bento Gonçalves. Renato Filippini (música e arranjos), Sigrid Nora (artística) e Angela Martins (geral) dirigiram os jovens.
Com argumento de José Clemente Pozenato, o espetáculo retrata a imigração de pequenos agricultores e artesãos da Itália recém-unificada, no fim do século XIX, a viagem de navio, encontros e desencontros, o amor, o trabalho, a religiosidade e a busca de um futuro melhor.
Desde 2008, o Instituto Tarcísio Michelon, entidade privada sem fins lucrativos, desenvolve atividades socioculturais com crianças e jovens em condições de vulnerabilidade. No total, 400 pessoas já foram atendidas e, atualmente, são 150 que estudam música e canto, buscando realização de sonhos e traçar caminhos saudáveis para um futuro sem os problemas terríveis como drogas, criminalidade e violência que, infelizmente, atingem milhões de jovens de nosso Brasil.
Alfredo Guerra (bombo leguero), Rodrigo Alberti (gaita), Siane Salvador e Renato Filippini (cantores) atuaram como solistas, e Astor Jair Dalferth assinou a orquestração e os arranjos das músicas.
Depois do notável progresso econômico que todos conhecemos e depois de um crescimento fantástico em termos de turismo, Bento Gonçalves, de modo especial nas últimas décadas, tem dedicado atenção e recursos para a cultura em suas diferentes áreas. Tanto os órgãos públicos quanto as entidades privadas têm atuado fortemente para o desenvolvimento das atividades culturais num município onde, igualmente, a educação tem merecido atenção por parte dos administradores públicos e privados.
 

lançamentos

Press -AD Advertising, número 171, revista dirigida por Julio Ribeiro e editada por Eliziário Goulart Rocha tem, entre outros temas, entrevistas com Fernando Di Primio e Simone Leite; artigos de José Luiz Prévidi e Mario Rocha sobre jornalismo; reportagem sobre a percepção do público sobre jornalistas em tempos de web e texto sobre Carl Bernstein, jornalista que ajudou a derrubar Nixon.
Episódios da História da Medicina (Luminara, 302 páginas), organizado pelos médicos e professores Maria Helena Itaqui Lopes e Luiz Gustavo Guilhermano, traz textos deles e de dezenas de médicos sobre animais, ciência médica, Santa Casa e Enfermaria 29 e Fundação de Cardiologia, além de outros tópicos relevantes.
Guia de Escrita - Como conceber um texto com clareza, precisão e elegância (Editora Contexto, 254 páginas), do psicólogo e professor de Harvard Steven Pinker, destina-se a quem quer escrever melhor, com base nas ciências da mente e no funcionamento da linguagem, áreas em que o autor é especialista e premiado.
 

a propósito...

Em março deste ano, foi inaugurado o Aeródromo de Bento Gonçalves, com pista asfaltada de 1.387 metros de comprimento e 23 metros de largura, a apenas três quilômetros do centro. Segundo o prefeito Guilherme Pasin, é uma das principais obras de Bento dos últimos 30 anos. Após a construção do terminal de passageiros, serão convidadas empresas para realização de voos regulares, dinamizando ainda mais a economia, a cultura e o turismo locais, colocando Bento Gonçalves, definitivamente, como um dos grandes destinos turísticos brasileiros. Atualmente, o movimento de jatos particulares é significativo. Os moradores das cidades vizinhas, especialmente das grandes, observam o aeródromo com admiração e respeito.