Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 20 de Julho de 2016 às 16:50

Paralisação de servidores do Detran-RS suspende 7 mil exames de motorista

Realização diária de exames caiu quase 40% desde o dia 11 deste mês

Realização diária de exames caiu quase 40% desde o dia 11 deste mês


MARCO QUINTANA/JC
Mais de 7 mil exames do Detran-RS foram suspensos devido à greve dos servidores do órgão. A assessoria do departamento informou nesta quarta-feira (20) que entre o dia 11, quando começou a paralisação, e esta terça-feira (19) deixaram de ser aplicados 4.550 exames práticos e 2.450 teóricos.
Mais de 7 mil exames do Detran-RS foram suspensos devido à greve dos servidores do órgão. A assessoria do departamento informou nesta quarta-feira (20) que entre o dia 11, quando começou a paralisação, e esta terça-feira (19) deixaram de ser aplicados 4.550 exames práticos e 2.450 teóricos.
Por dia, estima-se em mil testes que estão deixando de ser realizados, segundo o órgão. Com isso, o número deve chegar nesta quarta-feira a 8 mil exames cancelados.
No fim da tarde, Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet-RS) e Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) terão nova reunião. Na semana passada, a negociação não teve acordo. O Sindet-RS diz que a adesão atinge mais de 80% dos servidores, já o Detran-RS, fala 63% do quadro parado. A categoria pede reajuste salarial de 26,75% referente ao período de julho de 2012 a maior de 2016.

Queda diária de exames é de quase 40%

O relatório divulgado pelo departamento aponta que as 2.550 provas feitas em média ao dia no Estado caíram a 1.550, uma queda de 39%. Das 650 provas teóricas ao dia, 300 são feitas, uma redução de 54%. A média de 1,9 mil testes práticos ao dia passou que estão sendo realizadas apenas 1.250 ao dia, 34% a menos.
As provas teóricas estão completamente suspensas em Porto Alegre, pois só são acompanhadas por servidores concursados. Na Região Metropolitana e Interior, as aplicações ocorrem onde não há adesão total à greve ou são funcionários terceirizados.
Na Capital, as provas práticas são feitas apenas por funcionários com contrato emergencial, mas o número é bem restrito. A orientação do Detran-RS é que os candidatos que tiveram os exames cancelados devem efetuar o reagendamento no Centro de Formação de Condutores (CFC). 

CFC não consegue agendar provas

Em CFCs como o ABC, no bairro Cavalhada, a coordenadora de atendimento, Juliana Lopes Marin, disse que os agendamentos só estão sendo feitos para datas a partir de 1 de agosto, que correm o risco de ser cancelados caso se mantenha a paralisação, observou Juliana.
Segundo ela, candidatos que tinham exames teóricos no dia 11, primeiro dia da greve, ficaram sabendo apenas ao chegar no Detran-RS. "O que foi marcado desde a semana passada, foi tudo cancelado", informou a coordenadora. O centro recebeu e-mail na sexta-feira passada (15) que as provas teóricas não seriam aplicadas entre os dias 18 e 22.
As práticas não estão ocorrendo para as carteiras tipo B, C, D e E. A coordenadora diz que não há oferta de horários. O CFC teria direito a 36 vagas às segundas-feiras. Para a A, que é de motocicleta, tudo depende de vaga e de aplicador. Esta quinta-feira é dia do CFC agendar, e foram lançados alunos. 
Outra preocupação das pessoas é o prazo de um ano para completar todas as etapas, após a abertura do processo para obter a habilitação de motorista. Juliana disse que o CFC não recebeu nenhuma orientação oficial do órgão sobre como ficarão os casos prejudicados pela greve. "O Detran-RS não disse nem que tem de aguardar e nem que não. Não disse nada", preocupa-se a coordenadora do serviço.
O departamento garantiu que os candidatos não terão prejuízos devido ao prazo previsto no formulário do Registro nacional de Condutores Habilitados (Renach): "o Detran-RS adotará as providências necessárias e, no momento, considerando as demandas prioritárias." 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO