Vandressa � diretora da Ecole Sup�rieure de Relooking Vandressa � diretora da Ecole Sup�rieure de Relooking Foto: MATHEWS POZOLO/DIVULGA��O/JC

Por uma imagem mais coerente do que somos

Vandressa Pretto � diretora da Ecole Sup�rieure de Relooking no Brasil

A diretora da Ecole Supérieure de Relooking no Brasil - escola francesa voltada para formação de Consultoria de Imagem -, Vandressa Pretto, acredita no autoconhecimento como ponto de partida para a construção da imagem. Segundo ela, a vestimenta é mais um canal para expressar o que somos e, por isso, faz muita diferença comunicar a personalidade através da aparência. A imagem, no entanto, não está somente relacionada à roupa que se veste. Completa o pacote a postura, a atitude e o gesto. O alerta é válido aos empreendedores: você está vendendo em você a sua empresa, o tempo inteiro. Na entrevista, ela fala sobre os conceitos trabalhados na Ecole na formação dos profissionais em consultoria de imagem e porque é importante incluir mais este item na lista de prioridades profissionais.
GeraçãoE - Como funciona a consultoria de imagem?
Vandressa Pretto - A consultoria de imagem se inicia com um processo de descobrir quem tu és em essência - por isso tem todo o processo do coaching envolvido, para potencializar o autoconhecimento, confiança e autoestima. E aí sim externar isso na imagem que melhor comunica, considerando o cenário em que a pessoa está inserida.
GE - Como imprimir autenticidade pela imagem?
Vandressa - A base do processo de coach de imagem é o autoconhecimento. Não se avança sem ele. Por isso a consultoria faz muito esse processo reflexivo. E algumas pessoas dizem: "Nossa, tudo isso só para eu me vestir?". Sim. A pessoa começa a entender porque ela gosta ou compra roupas que não consegue usar, por exemplo. Começa a se aceitar mais e por isso que esse processo é duradouro. Todos os programas de televisão sobre troca de looks e mudança de estilo não são duradouros. Porque se tu fazes uma consultoria de imagem sem que a pessoa se conheça e saiba o que quer comunicar, tu não estás aprimorando a imagem dela. O consultor vai fazer com que a pessoa se traduza na melhor versão do que ela é, potencializar quem ela já é.
GE - A imagem ainda está ligada à superficialidade?
Vandressa - A imagem é a ponta do iceberg. Ela não é o todo. Não é mais importante que os teus valores. Mas é importante que ela tenha coerência com tudo. Ela vai dar a amostra. A vestimenta profissional ideal precisa ter a ver com o que naquela profissão é preciso comunicar.
GE - E como isso se coloca para quem é empreendedor?
Vandressa - Primeiro, quando uma pessoa está à frente de uma empresa, ela comunica a empresa. Tanto para o empreendedor quanto para o funcionário de empresa que presta atendimento a clientes. Eles precisam expressar aquele negócio. O empreendedor mais ainda, porque ele estará vendendo a empresa o tempo todo. Se a empresa é mais quadradinha, mais linear, a vestimenta precisa estar nestes moldes. Se é mais criativa, se propõe a pensar fora da caixa, tu não podes estar com aquela vestimenta mais óbvia. Fica contraditório. E quando isso acontece, não passa credibilidade. Numa apresentação de pitch, por exemplo, como tu vais dizer que a tua empresa é diferente estando igual a todo mundo?
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio