Nísia Rogowski Terra, empresária e psicoterapeuta Nísia Rogowski Terra, empresária e psicoterapeuta Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/JC

'N�o h� programa��o mental empreendedora'

Há quem busque modelos de terapia para auxiliar na performance profissional. Uma delas é a Psych-k, uma técnica que transforma os aspectos que limitam as pessoas. Nísia Rogowski Terra, empresária e psicoterapeuta, diz que a ideia do "bom emprego" é um exemplo de crença limitante. "A maioria dos pais se esforçou para dar uma boa educação aos filhos, para que eles conseguissem um 'bom emprego' depois de formados. É para isso que foram educados e programados mentalmente desde crianças", comenta. Nesta entrevista, ela fala sobre as lições do método que podem ser aplicadas à rotina do empreendedor.
GeraçãoE - Como conseguir ser empreendedor numa sociedade que cultua a conquista do emprego ideal?
Nísia Rogowski Terra - Primeiro, a pessoa precisa acreditar que isso é possível, que pode e que é capaz. Isso não é tão simples assim. Como acreditar se ainda tem dúvidas? Na realidade, a pessoa já acredita e não está se dando conta. Acredita sim que não está preparada, que precisa fazer muito sacrifício para conseguir o que quer, que vender é difícil, que não sabe administrar dinheiro, que não tem mais idade para recomeçar, que precisa de um capital alto para iniciar um negócio, não se sente bom e criativo o suficiente. Acha que o produto do concorrente é melhor que o seu, tem medo de falhar, acredita que empreender é sinônimo de estresse e falta de tempo, não confia nas suas decisões etc. Há alguns dias, encontrei uma empreendedora que afirmava vender qualquer coisa, e o seu faturamento é fantástico, mesmo nos dias atuais. Para ela não existe crise. Essa é a crença dela. E nunca fez um curso de vendas. No entanto, encontramos outros que acreditam que não são bons comerciantes, que não sabem vender. E nem com a melhor capacitação de vendas conseguirão. Aqui está a diferença entre uma crença possibilitadora de uma limitante. Isso está na programação mental de cada um. Psych-k é a ferramenta poderosa e rápida para transformar crenças subconscientes que estão limitando o potencial de cada um.
GE - Para quem a Psych-k é recomendada?
Nísia - Quem deseja ter sucesso como empreendedor precisa libertar todo o potencial do cérebro para se sentir confiante, capaz e ter ideias criativas. Essa ferramenta é recomendada para quem quer ultrapassar seus limites, programando-se para a realidade que deseja.
GE - Quais as dicas para quem quer superar limites?
Nísia - Número um: pare de reclamar, pois isso afeta negativamente o seu cérebro. A neurociência comprova que a negatividade e a reclamação alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo. Isso só vai piorar a sua situação. Dois: sempre foque na solução e não no problema, seja na vida pessoal ou no trabalho. Não deixe seu foco ir todo para a causa do problema. Pense no resultado que quer e então você terá o foco na solução. Ampliando a sua percepção, encontrará uma saída assertiva e econômica. Três: seja objetivo e saiba com detalhes o que quer para a sua vida e o seu trabalho, sempre no foco positivo. Ele quer ser o nosso maior aliado, mas nós mesmos não colaboramos. Estamos sempre dizendo o que não queremos. Mover-se em direção à alegria é muito diferente de mover-se para longe da tristeza.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio