Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 26 de Julho de 2016 às 08:04

Bolsa de Tóquio recua com leitura de que Japão planeja estímulos menos ousados

Agência Estado
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira (26), após o iene mostrar forte valorização ante o dólar em meio à avaliação de que o governo japonês planeja estímulos menos agressivos do que se imaginava.
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira (26), após o iene mostrar forte valorização ante o dólar em meio à avaliação de que o governo japonês planeja estímulos menos agressivos do que se imaginava.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,43%, encerrando o dia a 16.383,04 pontos, após registrar queda marginal de 0,04% no pregão anterior.
O jornal financeiro Nikkei informou hoje que o Japão planeja injetar 6 trilhões de ienes (US$ 57 bilhões) em investimentos fiscais diretos na economia ao longo dos próximos anos, o dobro do valor inicialmente planejado. O pacote total, incluindo empréstimos a empresas, poderá ultrapassar 20 trilhões de ienes.
Operadores em Tóquio, no entanto, mostraram pessimismo com os gastos planejados dos governos central e locais, que deverão ficar abaixo das expectativas. Como resultado, o iene operou em forte alta frente ao dólar durante a madrugada.
"Se você ler a notícia com cuidado, trata-se de gastos ao longo de vários anos, não em um único ano", comentou Daisaku Ueno, estrategista-chefe de câmbio da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley, acrescentando que a visão de muitos investidores é que, embora o tamanho do estímulo do governo pareça grande, a parte de gastos adicionais a cada ano não será tão significativa assim.
Para Tomoichiro Kubota, analista sênior de mercado da Matsui Securities, o plano de estímulos fiscais parece menos ousado do que se previa e não há certeza também que de que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) voltará a relaxar sua política monetária na reunião de dois dias que terminará na sexta-feira (29).
O iene forte tende a prejudicar as ações de exportadoras na bolsa japonesa. Foi o caso hoje da Kyocera e da Hitachi, cujos papéis caíram 4% em Tóquio.
Por outro lado, a operadora móvel SoftBank avançou 3%, após sinais de melhora no desempenho financeiro de sua unidade norte-americana Sprint.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO