Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Julho de 2016 às 08:23

Japão volta a liderar ganhos nas bolsas da Ásia com especulação sobre estímulos

Agência Estado
A bolsa japonesa teve um forte pregão pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (12), ainda impulsionada por expectativas de que Tóquio prepara novas medidas de estímulos, contribuindo para o bom desempenho de outros mercados acionários na Ásia.
A bolsa japonesa teve um forte pregão pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (12), ainda impulsionada por expectativas de que Tóquio prepara novas medidas de estímulos, contribuindo para o bom desempenho de outros mercados acionários na Ásia.
O índice Nikkei fechou em alta de 2,46%, a 16.095,65 pontos, acumulando valorização de 6,5% apenas entre ontem e hoje.
Em reunião nesta terça, o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) Ben Bernanke recomendou ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que seu governo mantenha a agressiva política de estímulos que vem implementando nos últimos anos e avaliou haver espaço para o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) relaxar ainda mais sua política monetária, segundo testemunhas do encontro.
Os relatos da reunião de Bernanke com Abe reforçaram a especulação de que o Japão se prepara para anunciar novos estímulos e pressionaram o iene, que perdeu terreno tanto para o dólar quanto para o euro durante os negócios da madrugada. O iene enfraquecido tende a favorecer a bolsa japonesa, em especial as ações de exportadoras.
Segundo o jornal Nikkei, Abe determinou que um novo pacote econômico seja elaborado até o fim do mês. Em eleição parlamentar no domingo, a coalizão governista de Abe conquistou mais assentos e garantiu maioria de dois terços na câmara alta.
O bom humor na Ásia veio também após os ganhos que as bolsas de Nova York registraram ontem, com o S&P 500 fechando no maior nível da história.
Na China, o Xangai Composto subiu 1,8%, a 3.049,38 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1,2%, a 2.025,02 pontos. Uma bateria de indicadores chinesas está prevista para sair nos próximos dias, incluindo números da balança comercial e o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre.
Produtoras de carvão e siderúrgicas lideraram os ganhos nos mercados chineses, em meio à avaliação de que esforços de Pequim para reduzir o excesso de capacidade nessas indústrias começam a dar resultado.
Em outras partes da região asiática, o Hang Seng subiu 1,65% em Hong Kong, a 21.224,74 pontos, enquanto o Taiex registrou ganho de 0,63% em Taiwan, a 8.841,46 pontos, o filipino PSEi teve alta de 0,92% em Manila, a 7.937,95 pontos, e o sul-coreano Kospi mostrou avanço marginal de 0,14% em Seul, a 1.991,23 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo da Ásia, impulsionada por papéis de mineradoras e de grandes bancos. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, avançou 0,3%, a 5.353,20 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO