Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Leitura

- Publicada em 18 de Julho de 2016 às 15:29

CONSUMO


Repodução/JC
Estudos revelam que é necessário menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. As empresas sabem que têm menos de dois segundos para atrair seus olhos, capturá-lo e torná-lo um cliente. O livro A lógica do consumo apresenta os bastidores das pesquisas que explicam o motivo de determinado produto vender e mostra como o cérebro humano responde aos estímulos da propaganda.
Estudos revelam que é necessário menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. As empresas sabem que têm menos de dois segundos para atrair seus olhos, capturá-lo e torná-lo um cliente. O livro A lógica do consumo apresenta os bastidores das pesquisas que explicam o motivo de determinado produto vender e mostra como o cérebro humano responde aos estímulos da propaganda.
O autor Martin Lindstrom apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos. A obra é resultado de três anos de investigação sobre o comportamento de dois mil voluntários de todo o mundo. As pessoas foram expostas a diferentes anúncios, logotipos, marcas e produtos. O autor analisa o que faz as pessoas comprarem em um mundo que está cheio de mensagens como anúncios, slogans, apoios de celebridades e etc. Através desse estudo da psique humana, discute sobre o subconsciente e como ela desempenha um papel importante na decisão de compra.
Lindstrom afirma que neuromarketing - união entre marketing e ciência - é a chave para a lógica de consumo, ou seja, pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões das pessoas ao fazer uma compra. Autor dinamarquês foi reconhecido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time.
A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre o que compramos; Martin Lindstrom; Editora Harpercollins; 208 páginas; 39,90.

Intelectuais

Intelectuais mediadores reúne 14 textos que refletem sobre a acepção tradicional do termo 'intelectual' e testam as potencialidades da categoria "intelectuais-mediadores". A obra destaca a figura do mediador cultural como ator político-social e propõe uma nova acepção do termo "intelectual".
A obra chama atenção ao fato de os criadores e produtores serem considerados integrantes da cultura erudita e provocadores de alterações nos ambientes artísticos, enquanto aos profissionais mediadores resta o estigma do vulgarizador, como se o profissional estivesse envolvido em uma esfera cultural, menos original, científica e séria.
Angela de Castro Gomes e Patrícia Santos Hansen questionam como os estudos de história cultural defendem que todos os sujeitos históricos são produtores de sentido de forma nata - não há receptor/consumidor/leitor/espectador que seja passivo -, e havendo, estariam identificados como intelectuais criadores de bens culturais, por que os mediadores não estariam incluídos na mesma dinâmica de produção de sentido e de valor? Por que os esforços dos mediadores, que buscam colocar os bens culturais em contato com grupos sociais são vistos de forma desvalorizada e até negativa?
Angela é doutora em Ciência Política e Patrícia doutora em História Social.
Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política; org. Angela de Castro Gomes e Patricia Santos Hansen; Editora Record; 490 páginas; R$ 54,90.

Finanças

Introdução a finanças empresariais trata de conceitos básicos de economia, administração financeira e contabilidade, com uma linguagem clara e auxílio de exemplos e exercícios.
O autor Samy Dana fala inicialmente sobre custos, despesas, lucros riscos e, a partir de então, aprofunda o assunto, discutindo o surgimento da moeda e suas funções, a política monetária e a estrutura do sistema financeiro nacional, auxiliando na identificação das consequências das medidas todas pelo governo e no reconhecimento dos principais indicadores econômicos, como inflação, PIB, taxa de câmbio e taxa de juros.
Dana debate ainda juros e taxas de desconto e rendimentos, títulos públicos e sistemas de amortização e apresenta ferramentas básicas para controle das finanças pessoas, explicando a importância da consciência financeira e ensinando a elaborar e a analisar um balanço patrimonial pessoal e um orçamento familiar.
Assuntos como a origem da contabilidade e sua importância também são abordados. Os fundamentos da contabilidade de custos, como gastos, custo, despesa e investimento também são contemplados na obra, assim como métodos para cálculo de custo de mercadorias vendidas em uma empresa.
Dana é Ph.D em bussiness, professor da Fundação Getúlio Vargas e colunista da Folha de S. Paulo e da Revista Você S/A.
Introdução a finanças empresariais; Samy Dana; Editora Érica; 163 páginas; R$ 62,00.