Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 29 de Junho de 2016 às 16:14

É melhor prevenir que remediar!

Essa máxima se aplica às mais diversas situações, aliás, muito se fala mas pouco se pratica. É sob esta ótica que pretendo alertá-los, em especial, empresários, independentemente do segmento e porte de empresa.
Essa máxima se aplica às mais diversas situações, aliás, muito se fala mas pouco se pratica. É sob esta ótica que pretendo alertá-los, em especial, empresários, independentemente do segmento e porte de empresa.
É sempre melhor estar prevenido para uma crise, seja ela de ordem econômica e/ou financeira, conjuntural ou sazonal, ou ainda, relacionada à gestão do negócio.
Mas como se prevenir? Avaliando criteriosamente seu negócio, estando atento à gestão do caixa, monitorando o desempenho das vendas e do processo produtivo, observado o comportamento dos custos e despesas. E mais, atento às expectativas e perspectivas do mercado, à evolução das novas tecnologias, aos novos entrantes, à capacitação de sua equipe, e à estrutura organizacional e processos.
E de que forma, objetivamente, podemos avaliar se a empresa está entrando em um processo de crise? Perguntando-se: fornecedores, impostos, folha de salários e empréstimos bancários estão sendo pagos em dia? Os resultados apresentados são de lucros decrescentes ou prejuízos crescentes? Sua empresa está antecipando receitas junto aos bancos? O prazo médio de compras é menor que o de vendas? E os indicadores: margem de contribuição, mark-up, ebitda, lucro antes e depois do IR, tem sido satisfatórios? Eventuais contingências, foram provisionadas e feitas reservas? E nossa gestão, fizemos um planejamento? Nós sócios estamos alinhados?
Estes são apenas alguns dos aspectos que nos ajudam a avaliar e sinalizar um processo, por vezes incipiente, de crise.
Hoje nos deparamos com um número assustador de empresas em processo de recuperação judicial ou já em falência. Será que elas efetivamente não tiveram como evitar chegar a esse estágio, por vezes, irreversível?
Problemas! Quanto mais cedo você identificá-los, mais tempo terá para resolvê-los!
Pensem nisso.
Consultor
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO