Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 14 de julho de 2016. Atualizado às 20h07.

Jornal do Comércio

Dia do Comércio 2016

COMENTAR | CORRIGIR

Gestão

Notícia da edição impressa de 15/07/2016. Alterada em 14/07 às 19h42min

Sindilojas faz esforço para profissionalizar a mão de obra

Entidade oferece cursos de qualificação profissional para as equipes dos associados

Entidade oferece cursos de qualificação profissional para as equipes dos associados


SINDILOJAS/DIVULGAÇÃO/JC
Qualificar a mão de obra se torna cada vez mais importante para o comércio, que enfrenta uma mudança de comportamento com um consumidor melhor informado e seletivo. Ciente dessa nova realidade, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre), representante legal de cerca de 18 mil empresas na Capital e Alvorada, trabalha para melhorar a qualidade do atendimento da equipe de seus associados. A rotatividade, outra característica do varejo, faz com que iniciativas como o Geração Varejo consolidem a importância de uma entidade representativa para o setor.
Em maio deste ano, o Geração Varejo completou cinco anos na captação e na qualificação de profissionais para o comércio de Porto Alegre e Alvorada. Os lojistas podem cadastrar as vagas de emprego existentes, e os candidatos inscrevem seus currículos e se candidatam às oportunidades disponíveis no site do sindicato.
Além dessa iniciativa, o Sindilojas oferece uma série de cursos de qualificação profissional para as equipes dos associados. São aulas mensais sobre vendas, marketing, gestão, finanças, gerência de loja, estoque, vitrinismo e planejamento financeiro. O sindicato também proporciona palestras e encontros mensais, como o Café com Lojistas, com nomes conhecidos nacionalmente, trazendo temas atuais de interesse das empresas.
Outra área de atuação do Sindilojas é a análise de assuntos como tributação e qualificação profissional. Com consultoria jurídica disponível para associados, a entidade já conquistou vitórias como benefícios na regularização de dívidas de ICMS e em relação à Cláusula de Raio, que impedia lojistas de instalarem filiais até três quilômetros de distância de um dos maiores shoppings da Capital. Em 2013, uma negociação de sucesso com o Sindec, o sindicato que representa os comerciários, as lojas da cidade passaram a poder abrir em feriados com a participação de funcionários. "O Sindilojas busca sempre meios para que os lojistas tenham liberdade para trabalhar", afirma o presidente Paulo Kruse.
Para manter seus associados bem informados, no site do Sindilojas estão todas as informações necessárias para o setor, como as convenções coletivas de trabalho, informações sobre legislação, comunicados fiscais e jurídicos, notícias do sindicato, do comércio varejista da Capital, de economia em geral, da cidade, de empreendedorismo, de marketing e pesquisas de mercado. A entidade também possui uma videoteca gratuita, com títulos sobre motivação, gestão, liderança e demais temas empresariais. O Mapa do Varejo traz informações segmentadas sobre os principais bairros de Porto Alegre e é uma ferramenta importante para a tomada de decisão na abertura de novas lojas ou até mesmo na manutenção dos negócios.
Além de atuar na representação e defesa dos comerciantes, desenvolve ações que promovem o fortalecimento da categoria. Por sua atuação, conquistou vários prêmios, entre eles: Prêmio Qualidade RS nas modalidades Medalha de Bronze em 2011, Troféu Bronze em 2012, Top de Marketing ADVB/RS, em 2011 e 2013, Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, entre outros.

Grandes eventos ajudam a fomentar o varejo

Kruse acredita que, em meio à crise, é preciso encontrar oportunidades para oxigenar o setor
Kruse acredita que, em meio à crise, é preciso encontrar oportunidades para oxigenar o setor
TÂNIA MEINERZ/DIVULGAÇÃO/JC
Em julho de 2013, a entidade lançou a 1ª Feira Brasileira do Varejo, a Febravar, um evento de negócios que reúne, em um só lugar, fornecedores e empresários do ramo. Paralelamente à feira, ocorre o Congresso Brasileiro do Varejo, que apresenta workshops, palestras e painéis sobre diversos temas de interesse para o setor.
O crescimento da Febravar vem sendo notado a cada ano. A primeira edição foi realizada no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e contou com 3,5 mil visitantes, em uma área de 600 metros quadrados e 46 estandes. Em 2014, foi ampliado e passou a ocupar o Centro de Eventos do BarraShoppingSul, com 2 mil metros quadrados de área e 44 estandes. Neste ano, a feira aconteceu entre os dias 6 e 8 de julho, também no Centro de Eventos do BarrashoppingSul, com 60 estandes.
Para o presidente do sindicato, Paulo Kruse, em um cenário de constante transformação e crise econômica, é preciso encontrar oportunidades para oxigenar o setor. "O acesso à inovação tecnológica e a qualificação dos empresários e dos seus colaboradores são os principais desafios para fomentar o segmento no País. O Sindilojas Porto Alegre aposta no conhecimento como alicerce para o desenvolvimento do varejo", afirma.
Além dos estandes com expositores, os empresários também tiveram a oportunidade de conhecer os pontos comerciais que possuem as melhores práticas de gestão por meio de visitas técnicas. Em parceria com o Sebrae-RS, a atividade teve como objetivo mostrar como as marcas já estabelecidas estão se relacionando com seus clientes e com a comunidade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia