Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 14 de julho de 2016. Atualizado às 20h07.

Jornal do Comércio

Dia do Comércio 2016

COMENTAR | CORRIGIR

Gestão

Notícia da edição impressa de 15/07/2016. Alterada em 14/07 às 19h39min

Sesc-RS prepara ações para comemorar 70 anos de atividade

Festival Palco Giratório percorre o Estado com peças de teatro de qualidade e ações culturais

Festival Palco Giratório leva arte e cultura para várias regiões do Estado


CLAUDIO ETGES/DIVULGAÇÃO/JC
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS) chega aos 70 anos e, para comemorar, várias atividades estão programadas para o segundo semestre. Entre os destaques estão os Jogos Comerciários do RS, realizados simultaneamente em todas as regiões do Estado; e a Campanha Prato Cheio, do Programa Mesa Brasil Sesc, que estimula a doação de alimentos e o combate ao desperdício entre os gaúchos. Outro evento marcante será o 3º Fórum Sesc de Educação, em Gravataí, que ocorre no dia 21 de julho. Também estão previstos 10 lançamentos de grupos da Maturidade Ativa e, em setembro, haverá um espaço especial para ações alusivas ao Mês do Idoso.
Para novembro, estão programadas a etapa gaúcha do Circuito Nacional Sesc Triathlon, em Tramandaí, e a final estadual dos Jogos Comerciários, em Porto Alegre. Neste mês, está prevista a convenção estadual da Maturidade Ativa, em Torres. Os encontros da Rede de Solidariedade do Mesa Brasil Sesc acontecem entre novembro e dezembro, em Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim e na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires).
Além de uma extensa programação, que promete movimentar o Estado e pessoas de todas as idades, o Sesc-RS tem outros motivos para comemorar seu aniversário. No primeiro semestre de 2016, foram inaugurados os prédios do Sesc Carazinho, do Balcão Sesc/Senac Quaraí e do Balcão Sesc/Senac Nova Prata. A estrutura de Carazinho contempla academia de ginástica e musculação, teatro com mais de 300 lugares, cafeteria, consultório odontológico e o Espaço Sesc Saber e Lazer. O Sesc local estende suas ações em mais 27 municípios da região.
"Na área da cultura, realizamos, em janeiro, a 6ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, com 450 profissionais envolvidos ao todo, entre alunos, professores, músicos e técnicos, que tiveram 17 países e 18 estados brasileiros representados, e 21 cursos de música", diz o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. Considerado um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, o festival já está com a grade de professores definida para a 7ª edição, que ocorrerá entre os dias 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas. Os alunos das 23 classes disponibilizadas terão a oportunidade de aperfeiçoamento com profissionais de 21 nacionalidades.
 

Foco em saúde e bem-estar

Focado no estímulo ao envelhecimento saudável, o Sesc-RS lançou, até junho deste ano, 12 novos grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa, sendo mais um em Porto Alegre (Centro Histórico), São Sebastião do Caí, Caçapava do Sul, Vacaria, Chuí, Lagoa Vermelha, Quaraí, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Cachoeirinha, Viamão e Balneário Pinhal.
Já na área da saúde, o encontro estadual do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, em março, foi dirigido a crianças em idade escolar. O mês de fevereiro foi marcado pelo lançamento dos atendimentos de Unidades Móveis de Saúde, em Porto Alegre. Além de ações próprias, o Sesc-RS apoiou também, por exemplo, a 1ª Virada Sustentável de Porto Alegre 2016, que aconteceu em março. Na área da educação, o ano começou com as primeiras etapas do processo seletivo 2017 para o ingresso de jovens gaúchos na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

O Sesc-RS em números

  • 43 Unidades Operacionais;
  • 23 Balcões Sesc/Senac;
  • 5 Unidades Móveis OdontoSesc (unidade móvel de saúde bucal)
  • 2 USSP – Unidades Sesc de Saúde Preventiva (com exames de mamografia, ultrassom, citopatológicos de colo de útero, exames oftalmológicos e os Passaportes para a Saúde);
  • 3 BiblioSesc (unidades móveis com empréstimo de livros);
  • 1 RecreArte – Unidade Móvel de Cultura e Lazer.
  • 92 milhões de atendimentos em 2015
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia