Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Junho de 2016 às 08:32

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta, com ajuda do setor de energia

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em tom positivo nesta quinta-feira (30), em parte sustentadas pelo avanço de ações do setor de energia, acompanhando com mais tranquilidade os desdobramentos da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em tom positivo nesta quinta-feira (30), em parte sustentadas pelo avanço de ações do setor de energia, acompanhando com mais tranquilidade os desdobramentos da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,75%, a 20.794,37 pontos, enquanto em Tóquio, o Nikkei teve ganho marginal de 0,06%, a 15.575,92 pontos, e em Seul, o sul-coreano Kospi avançou 0,72%, a 1.970,35 pontos. Na China, o pregão foi de estabilidade, com o Xangai Composto recuando 0,1%, a 2.929,61 pontos, e o Shenzhen Composto, de menor abrangência subindo 0,1%, a 1.974,24 pontos.
"O principal motivo por trás (dos ganhos) é que o mercado mais ou menos digeriu o choque do Brexit e muito do pessimismo já foi precificado na última sexta-feira e nesta segunda-feira", comentou Margaret Yang, analista da CMC Markets em Cingapura. "Então, naturalmente, estamos vendo uma recuperação técnica ou autêntica nestes últimos dias."
A vitória do chamado "Brexit", ou seja, a decisão dos britânicos de votarem para que o Reino Unido saia da UE, em plebiscito na semana passada, inicialmente teve um forte impacto negativo na região asiática.
O forte desempenho do petróleo nos negócios de ontem, com ganhos em torno de 4% tanto em Nova York quanto em Londres, contribuiu para a alta de papéis de petrolíferas na Ásia e no Pacífico. Na Bolsa de Hong Kong, destacaram-se a Cnooc (+2,5%) e a PetroChina (+2,1%). Na Oceania, o índice australiano S&P/ASX 200 subiu 1,8% em Sydney, a 5.233,40 pontos, impulsionado por ações dos setores petrolífero e minerador.
As mineradoras, particularmente, foram também favorecidas pelo enfraquecimento do dólar ontem, o que tende a dar apoio às cotações de metais, como o cobre, ouro, prata, assim como do minério de ferro.
Em junho, o Nikkei teve o pior desempenho na Ásia, com perda acumulada de 9,6%. No primeiro semestre, a desvalorização do índice japonês chegou a 18%. O Xangai Composto, por sua vez, garantiu ligeiro ganho de 0,45% ao longo do mês, mas caiu 17% entre janeiro e junho. Na Austrália, o S&P/ASX 200 registrou perda de 2,7% em junho e recuo de 1,2% no semestre.
Entre bolsas asiáticas menores, o Taiex subiu 0,93% em Taiwan hoje, a 8.666,58 pontos, enquanto o índice filipino PSEi teve leve baixa de 0,03% em Manila, a 7.796,25 pontos. Após o fechamento do mercado taiwanês, o BC local confirmou as expectativas e cortou suas principais taxas de juros em 0,125 ponto porcentual. A taxa básica de Taiwan foi reduzida de 1,5% para 1,375%.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO