Os contratos futuros de ouro fecharam no maior nível em quase dois anos nesta sexta-feira, com o mercado reagindo à notícia de que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia.
O metal para agosto negociado na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fechou em alta de 4,69%, aos US$ 1.322,40 por onça-troy.
O Reino Unido decidiu hoje, por 51,9% a 48,1%, sair da União Europeia, movimento que não era esperado pelo mercado. Até ontem, a percepção era de que os votos por permanecer no bloco venceriam, ainda que as pesquisas mostrassem uma votação apertada, e o ouro vinha apresentando consecutivas quedas. Hoje, o cenário é outro.
O ouro tende a subir em tempos de instabilidade econômica ou incerteza política, pois os metais preciosos são considerados ativos seguros. Como era de se esperar, o ativos mais arriscados, como ações, tombaram hoje.
"Quando você é pego de surpresa, é isso que você faz: vende tudo e procura por ativos seguros", afirmou Naeem Aslam, analista-chefe de mercado da ThinkForex.