Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de junho de 2016. Atualizado às 15h50.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

turismo

23/06/2016 - 15h22min. Alterada em 23/06 às 15h50min

Centro de Gramado recebe novos fornos coloniais

Evento em Gramado contou com lançamento da placa oficial do local

Evento em Gramado contou com lançamento da placa oficial do local


Ana Pacheco/Prefeitura de Gramado/Divulgação/JC
Foram inaugurados, nesta quinta-feira (23), os novos fornos coloniais de Gramado, na serra gaúcha, localizados na Praça das Etnias, no centro da cidade. Instalados pela primeira vez na Festa da Colônia de 1999, os fornos foram tornados fixos a partir de 2003 e são uma atração turística do município, integrando o meio rural ao urbano e divulgar a cultura local. No local, é possível encontrar pães, cucas e diversas outras iguarias típicas da serra, oriundas das culturas de alemães, italianos ou portugueses.
A reforma incluiu reestruturação dos telhados, ampliação do espaço interno, construção de sanitários próprios, rede de tratamento de esgoto, pisos, azulejos e adequação às normas da vigilância sanitária. Os recursos da reforma são oriundos da cotização dos 148 associados da Associação de Fornos de Gramado, com a participação de parceiros como a Roseflor e a Cooperativa Piá, além da colaboração da Prefeitura de Gramado, através das secretarias de agricultura, planejamento, governança, meio ambiente e saúde – vigilância sanitária.
O evento reuniu agricultores da cidade de Gramado, comunidade local, empresas parceiras e diversas autoridades, incluindo o secretário da Agricultura, Leonardo Pereira Dias, e a presidente da Associação dos Fornos de Gramado, Leila Lazaretti.
"Oferecemos à comunidade e visitantes uma estrutura 90% nova, toda equipada, onde a comunidade local e visitantes, além dos lojistas e comerciantes dos arredores da Praça das Etnias, voltarão a sentir aquele cheirinho tão especial e o gosto dos produtos diferenciados que levam gramado para cada paladar presente", comentou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também presente.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia