Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 05 de Junho de 2016 às 21:40

Crise vai passar longe dos estandes da Festuris

Viagens de luxo, como cruzeiros marítimos, e segmento de experiência ganham destaque nesta edição

Viagens de luxo, como cruzeiros marítimos, e segmento de experiência ganham destaque nesta edição


JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP/JC
A palavra crise parece não se encaixar com os números de prospecção do próximo Festival de Turismo de Gramado (Festuris), cuja 28ª edição ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016, no Gramado no Serra Park, em Gramado. Faltando ainda quatro meses para o evento, já estão confirmadas as presenças de mais de 1,5 mil marcas, 19 destinos internacionais e 11 estados brasileiros.
A palavra crise parece não se encaixar com os números de prospecção do próximo Festival de Turismo de Gramado (Festuris), cuja 28ª edição ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016, no Gramado no Serra Park, em Gramado. Faltando ainda quatro meses para o evento, já estão confirmadas as presenças de mais de 1,5 mil marcas, 19 destinos internacionais e 11 estados brasileiros.
A diretora do festival, Marta Rossi, explica que o trabalho para a formatação da feira tem sido intenso. "Iniciamos as vendas já na edição passada." Até agora, foram comercializados 220 estandes, ou cerca de 70% dos espaços disponíveis em uma área de 20 mil metros quadrados.
Além das negociações adiantadas, também o tema do festival passa longe da crise: "Este ano iremos dar destaque às viagens de luxo, que estão em alta, não pela ostentação, mas sim pelo crescimento da oferta e demanda do segmento de experiência, a exemplo de passeios de bicicleta em locais exuberantes, contemplação de aves ou visitação a destinos exóticos", explica Marta. "Há quatro anos, o turismo de luxo virou tendência", contextualiza a coordenadora do festival.
O turista de luxo possui um gasto médio superior ao dos viajantes convencionais. E, em tempos de instabilidade econômica, o segmento é uma das saídas e oportunidade de crescimento e retomada para o setor, explica Marta. "A indústria turística tem uma capacidade muito grande de se readaptar. Ainda que sofra impactos, como a queda de vendas em torno de 20% em 2015, se recompõe com facilidade", avalia a empresária.
Prova disso são os resultados do Festuris de 2015: no ano passado, o festival contou com a ajuda do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense para mensurar os números do evento. A feira movimentou R$ 212 milhões em negócios e respondeu por um impacto econômico de R$ 14 milhões na região da Serra, durante os quatro dias do Festuris, beneficiando principalmente o trade de Gramado e Canela.
Para a edição de 2016, a diretoria do festival estima que seja alcançada a meta de 3% a 5% de crescimento no volume de negócios dentro da feira, frente ao evento anterior. "No entanto, estamos muito conscientes de que, se alcançarmos o mesmo resultado de 2015, já será bastante positivo, em vista do contexto econômico do País", pondera Marta.
O evento contará ainda com um congresso destinado a profissionais do setor e outras atividades paralelas. A estimativa é de que circulem pelo 14 mil pessoas, entre agentes de viagens, empresários e executivos do ramo. Até agora, há cerca de 2 mil inscritos.
Entre as novidades, o Espaço Luxury contará com expositores de renome confirmados, garante Marta. "Alguns - como no caso da gigante Panavisión Tours, uma das maiores operadoras da Espanha - estão vindo pela primeira vez para a feira em Gramado", destaca a diretora do festival.
Especializada em circuitos e cruzeiros fluviais ao redor do mundo, a operadora, fundada em 1981, conta hoje com mais de 100 mil passageiros anuais e tem filiais em Madrid, Bilbao, Barcelona, Valencia, La Coruña e Sevilla. Outras marcas confirmadas são a Rede Laghetto de Hotéis, Viagens Incomum, Estrela D'Alva (Portugal), CNC Rio, Costa Verde Mar, FRT Operadora, Sky Team, Travel Port, Igualla, Grupo Vila Galé e Termas de Jurema. Entre as companhias aéreas confirmadas estão Emirates, Avianca, Air Europe, Air Maroc, Latam, Azul, United, TAP, South Africa, Gol e Aeromexico.
"Marrocos é um dos destinos que já garantiram presença, além de Israel, Espanha, Bélgica, Suíça, Líbano, Egito, África do Sul, Estados Unidos, México, Peru, Cuba, Argentina, República Dominicana, Uruguai, França e Dubai", enumera Marta. Do Brasil, estão confirmados os estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Sergipe.

Empresas estrangeiras mantêm aposta no evento

Na quinta geração e uma das marcas mais importantes do turismo mundial, a Abreutur Operadora, originada em Porto (Portugal), é uma das marcas confirmadas como expositora do Festuris 2016 em Gramado. "A Abreu está intimamente ligada ao Brasil, desde a sua fundação, e é hoje a mais antiga operadora do mundo e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal, com mais de 130 unidades", destaca a diretora da feira, Marta Rossi. Segundo o diretor nacional da Abreutur, Ronnie Corrêa, a operadora portuguesa está presente no Brasil há quase 50 anos.
Segundo o gerente comercial da Abreutur, Sérgio Vianna, a venda para Europa representa cerca de 65% de toda a produção da operadora no Brasil. "A meta, a curto prazo, é que os demais produtos cresçam e cheguem a 50% do total", informa. "Sabemos que esta mudança não é rápida, mas estamos formulando ações para que os agentes de viagens passem a ver a Abreutur como mais que uma empresa com foco somente na Europa", destaca.
Já a criadora da operadora portuguesa Estrela D'Alva Tours, Filomena Farinha, afirma que a escolha por participar da feira deve-se ao fato de a empresa ter 80% de clientes brasileiros. "Oferecemos um atendimento personalizado e especial de forma carinhosa. Uma maneira e uma missão que tenho de retribuir a atenção e o carinho que tivemos no País, quando chegamos aqui, em 1976", destaca Filomena, referindo-se à família, que fugiu de Angola por conta da guerra e buscou abrigo no Rio Grande do Sul. Filomena tinha nove anos e ficou no Brasil com a família até 1999.
A empresa Estrela D'Alva Tours foi constituída em 2014 e recebe muitos grupos e visitantes do País. O atendimento é feito com uma van de nove lugares, para grupos privados e pacotes especiais com roteiros abertos. "Me considero uma amiga, uma pessoa de confiança para os brasileiros em Portugal, e ofereço o meu olhar e experiência como imigrante aqui para facilitar a viagem e a estadia. Com isso, vamos construindo muitas histórias legais."

Festival continua atraindo novos expositores

Especializada em destinos exóticos, como o Oriente Médio, a Ásia Central e o Cáucaso (Europa Oriental), a Operadora Lynden, com sede em São Paulo, estreia neste ano no Festuris. Segundo o diretor da empresa, Khaled Mahassen, a decisão surgiu após uma pesquisa sobre os índices de visitantes em Gramado. "Fiquei surpreso", admite. Mahassen aposta na participação do evento e acredita que a operadora será um dos diferenciais do evento de 2016 por oferecer pacotes para destinos como Beirute (capital do Líbano); Armênia e Irã (Ásia); Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes), entre outros da região. "Somos especialistas nestes destinos. Conheço cada pedra, restaurante e sanduíche servido nestes locais", brinca o diretor, que é libanês.
Segundo Mahassen, há muitos brasileiros interessados em conhecer a cultura e a história do Oriente Médio. "A região é rica neste sentido, não tem uma aldeia que não tenha rastros históricos, entre os quais posso citar o maior sítio arqueológico romano, que está em Baalbek, no Líbano." O empresário afirma que este destino agrada não somente por sua história e cultura, mas também pelo clima. "Pode-se ir do esqui aquático ao esqui em neve, pois há temperatura para todos os gostos."
Conforme Mahassen, o Líbano recebe 3 milhões de turistas por ano, principalmente originários da Europa e de países árabes. "Beirute é a Suíça do Oriente, lá há uma vida noturna intensa, com festas, bailes, shows - cerca de 15 a cada raio de 10 quilômetros", ilustra. A música "corre solta", comenta o libanês. "Ouve-se apresentações de cantores árabes, franceses, ingleses, russos, entre outros." Em média, o Brasil envia cerca de 500 visitantes por ano à capital do Líbano. "Atualmente, a guerra da Síria afetou muito o turismo para a região", admite Mahassen. "Mas vendemos pacotes combinando com outros destinos, como o Cairo, a Turquia, a Jordânia e os Emirados Árabes", pondera.