Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 01 de Junho de 2016 às 08:19

Bolsas da Ásia fecham em geral em baixa, com cautela após dados opostos da China

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira (1º), após a divulgação de dados opostos da China. O cenário foi de cautela nos negócios, com a volta de preocupações sobre o crescimento da segunda economia mundial.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira (1º), após a divulgação de dados opostos da China. O cenário foi de cautela nos negócios, com a volta de preocupações sobre o crescimento da segunda economia mundial.
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China ficou estável em 50,1 em maio, ante expectativa de previsão de 49,9 dos analistas. O PMI industrial medido pela Caixin, porém, caiu de 49,4 em abril para 49,2 em maio e ficou pelo 15º mês seguido abaixo da marca de 50,0, que separa contração da expansão nessa pesquisa. O PMI de serviços oficial teve queda de 53,5 em abril para 53,1 em maio. Os números divulgados não empolgaram, mas talvez não sejam ruins o suficiente para haver mais estímulos de Pequim, segundo investidores da região.
Na segunda-feira, as bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta, diante de especulações de que ações listadas na China poderiam ser em breve listadas no índice de economias emergentes da MSCI. Hoje, porém, a cautela com o quadro chinês teve mais peso.
Na China, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,11%, em 2.913,51 pontos, ainda que o Shenzhen Composto, de menor abrangência, tenha subido 0,8%, a 1.886,51 pontos.
Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,62%, para 16.955,73 pontos, para interromper uma sequência de cinco sessões seguidas de alta. No Japão, as ações foram pressionadas por investidores que saíram da libra e buscaram o iene, em busca de segurança, após duas pesquisas no Reino Unido mostrarem mais pessoas que apoiam a saída do país da União Europeia que os que desejam a permanência no bloco. A valorização do iene prejudica os negócios para as exportadoras japonesas.
A queda do petróleo durante a sessão asiática também não ajudou a melhorar o humor. Há cautela antes da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e também expectativa pelo dado semanal de estoques nos EUA - a leitura oficial sai na quinta-feira.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,26%, para 20.760,98 pontos. O índice sul-coreano Kospi teve baixa de 0,03%, em 1.982,72 pontos. Por outro lado, nas Filipinas o índice PSEi subiu 1,34% em Manila, para 7.500,79 pontos, e em Taiwan o Taiex subiu 0,72%, em 8.597,16 pontos.
Na Oceania, dados oficiais da Austrália mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,1% no primeiro trimestre ante o anterior e 3,1% na comparação anual. Os números foram considerados positivos, mas reduziram a expectativa de mais um corte nas taxas de juros no país. O dado também impulsionou o dólar australiano, levando-o a seus níveis mais altos em quase duas semanas ante o dólar. A fraqueza das commodities durante o pregão também prejudicou o setor de energia. Em Sydney, o índice australiano S&P/ASX 200 recuou 1,03%, para 5.323,20 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO