Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 24 de junho de 2016. Atualizado às 00h23.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Notícia da edição impressa de 24/06/2016. Alterada em 23/06 às 20h23min

Gamificação da direção

A Ford desenvolveu um aplicativo que atribui pontos ao motorista, de acordo com o seu comportamento ao volante, e poderá ser usado para premiar os melhores com descontos em serviços como compartilhamento, aluguel e seguro de carros. A novidade foi apresentada pela empresa na Semana de Tecnologia de Londres. Durante quatro meses, sensores colheram dados de mais de 40 modelos Fiesta dirigidos por voluntários na capital inglesa, para registrar as ações de cada um. A análise incluiu desde o mais leve movimento do volante até frenagens bruscas, assim como a hora do dia, o clima e o histórico de condução da pessoa. O aplicativo permite aos condutores verificar como diferentes comportamentos, por exemplo, dirigir na marcha correta, manter aceleração constante e fazer curvas suaves, afetam a sua pontuação e podem melhorar a sua direção. Cientistas da montadora e especialistas em transporte estão analisando os dados para aprofundar o estudo. A visão da Ford é de que esses dados pertencem aos consumidores e poderão ser convertidos em vantagens para eles, através de formas que estão em avaliação.
Além-fronteiras
A Volkswagen do Brasil deu início à exportação dos novos Gol, Voyage e Saveiro, recém-lançados por aqui. Mais de 13 mil unidades dos modelos foram embarcadas para Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. A Saveiro também estreia em um novo mercado: a Jamaica. A marca também enviará exemplares do Gol e da Saveiro para Honduras, do Gol para Curaçao e da Saveiro para o Panamá.
Logística afiada
Com uma área equivalente a dois campos de futebol, o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (CPDA) da JAC Motors atingiu o volume de 1 milhão de itens fornecidos às concessionárias da marca no Brasil. A recente aquisição da plataforma WMS (Warehouse Management System - Sistema de Gestão de Armazém), que faz o gerenciamento dos pedidos e das entregas, otimizou todo o processo, abreviando os prazos. De cada 100 peças solicitadas, 95 chegam ao destino em menos de 48 horas.
Operação nacional
A Paccar Parts, companhia global de distribuição de peças, anunciou o início da operação de uma linha TRP no mercado brasileiro. A TRP é composta por peças de reposição universais, que podem ser utilizadas em caminhões, carretas e ônibus de todas marcas atuantes no País. A distribuição, manutenção e troca de peças ficarão sob responsabilidade da rede de concessionárias DAF.
Manutenções
A Ford está implementando um plano de manutenção anual ou a cada 10 mil quilômetros, junto com o lançamento da linha 2017 dos veículos da marca. O programa oferece maior praticidade e reduz o custo das revisões para o cliente, que, dependendo do modelo, terá uma economia de até 39% durante os três primeiros anos de uso, cobertos pela garantia. As linhas Ranger, Ka, Ka e EcoSport foram as primeiras a adotar o novo sistema, que valerá para o restante da gama em breve.
Resíduos remanejados
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (SP) reduziu em 80% a destinação de resíduos para aterros industriais nos primeiros cinco meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. Desde o final do ano passado, todos os meses, cerca de 15 toneladas do lodo gerado a partir do tratamento do esgoto sanitário e industrial são encaminhadas para a indústria cimenteira, onde o material serve como insumo no processo de fabricação do cimento. A iniciativa foi implementada após meses de pesquisas realizadas por engenheiros da fábrica, que analisaram diversas maneiras de reduzir o envio de resíduos para aterros industriais.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia