Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de dezembro de 2016. Atualizado �s 19h04.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 03/06/2016. Alterada em 27/12 �s 20h06min

Pior desempenho mundial

A Volkswagen divulgou balanço comercial nesta semana, e a sua subsidiária brasileira obteve o pior resultado global entre as filiais: vendeu 37,6% a menos no primeiro trimestre de 2016. Foram comercializados no período, por aqui, 63.703 veículos, enquanto, na mesma época do ano passado, haviam sido emplacadas mais de 102 mil unidades. Com isso, o Brasil, que, até pouco tempo, era o terceiro maior mercado consumidor da Volkswagen, hoje caiu para o sétimo lugar. A marca avalia que os negócios do setor automobilístico nacional retrocederam uma década, para os níveis de 2006.
Organização e personalização
Oficinas mecânicas e concessionárias de veículos agora dispõem de uma linha de móveis modulares. A novidade foi desenvolvida pela Tramontina PRO para personalização e organização desses ambientes de trabalho. São mais de 30 diferentes opções de mobiliário, entre armários, painéis, bancadas e carros de ferramentas.
Kart indoor
O estacionamento E5 do Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre, ganha, a partir de hoje, uma pista de kart indoor com 480 metros. Para assumir o volante, a pessoa precisa medir mais de 1,55 metro de altura, e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Os valores são de R$ 40,00 (bateria de 15 minutos) e R$ 65,00 (30 minutos). A atração funcionará de segunda a sexta, das 16h às 22h, e sábados e domingos, das 14h às 22h.
Vendidos a crédito
O Chevrolet Onix atingiu a 30.879 unidades financiadas nos primeiros quatro meses de 2016 e se destaca como o carro zero-quilômetro mais negociado a crédito no acumulado do ano. Na sequência, vêm o Hyundai HB20 (20.739), Ford Ka (16.032), Chevrolet Prisma (14.276) e Fiat Palio (12.996). O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip. Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
Mercosul na fila
A PSA Peugeot Citroën lançará uma inédita picape média nos próximos anos, e o utilitário tem tudo para chegar também ao mercado sul-americano, fabricado provavelmente na Argentina. O modelo integra o planejamento do grupo automotivo francês, que prevê a introdução de 17 novos produtos no Mercosul até 2021.
Via Facebook
Em sintonia com os tempos atuais, a Audi promoveu a apresentação da nova geração do A5 através de um vídeo na rede social.
Fim da linha
A Fiat encerrou a produção do Linea no Brasil. O sedã compacto, lançado em 2008, nunca fez sucesso e será substituído por um novo modelo fabricado na Argentina em 2017. O Bravo é outro carro que deixou as linhas de montagem da Fiat em Betim (MG), mas o hatchback médio ainda não tem sucessor definido.
Contratações temporárias
A Renault do Brasil fará contratação temporária de 550 colaboradores para a fábrica de veículos de passeio no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). A medida visa a atender a uma demanda momentânea de exportação e, por isso, serão utilizados contratos de duração determinada, válidos por seis meses.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia