Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

advocacia

- Publicada em 29 de Junho de 2016 às 17:45

Unidade Trend do Sistema OAB completa um ano de funcionamento neste mês

Computadores estão adaptados para a utilização do processo eletrônico

Computadores estão adaptados para a utilização do processo eletrônico


ANTONIO PAZ/JC
No dia 15 de julho, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA-RS) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) comemoram o primeiro ano de atividades da Unidade Trend do Sistema OAB. A estrutura conta com um espaço de 1.100m2 na rua Manoelito de Ornelas, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, e oferece diversos serviços especializados aos advogados do Estado.
No dia 15 de julho, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA-RS) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) comemoram o primeiro ano de atividades da Unidade Trend do Sistema OAB. A estrutura conta com um espaço de 1.100m2 na rua Manoelito de Ornelas, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, e oferece diversos serviços especializados aos advogados do Estado.
Conforme a presidente da CAA-RS, Rosane Marques Ramos, o local foi adquirido pela instituição em 2014, enquanto o edifício ainda estava em construção. Na ocasião, o objetivo era disponibilizar um espaço para a Casa do Advogado, que funcionava em um imóvel locado na avenida Ipiranga. "Os recursos para a aquisição, manutenção do espaço e despesas de pessoal são exclusivos da CAA-RS, sendo que, em 2014, encaminhamos um projeto para o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados do Conselho Federal da OAB, para a aquisição de computadores e scanners, que foram instalados no local", explica. Atualmente, o espaço é administrado exclusivamente pela CAA-RS.
A unidade oferece duas salas de reuniões. Uma delas comporta 12 pessoas, e a outra, oito. As salas contam com aparelho de televisão, notebook, acesso à internet e ar-condicionado. Estas salas são locadas, e para utilizá-las é necessário agendar, com antecedência, junto à recepção.
Também estão disponíveis aos advogados outras sete salas, que podem ser utilizadas para o atendimento aos clientes. Estes espaços têm capacidade para receber quatro pessoas, e também contam com ar-condicionado, notebook, internet e impressora. Quanto às salas de atendimento, a utilização é gratuita, limitada a uma hora por dia. Porém, também é necessário realizar um agendamento prévio.
Além das salas, o espaço conta com 14 estações de trabalho destinadas exclusivamente a treinamentos. Os computadores contam com acesso à internet e já estão adaptados para o acesso ao processo eletrônico. Para utilizar os equipamentos, somente é necessária a identificação. O uso é gratuito e limitado a uma hora por vez. O local também disponibiliza quatro aparelhos de scanner para digitalização de documentos e oferece aos advogados a cota de 15 impressões gratuitas por dia.
A advogada Roberta Abreu conta que ela e a sócia utilizam o serviço quase que diariamente. "Utilizamos para o atendimento ao cliente e para alguns trabalhos. Nos reunimos aqui para elaborar alguns processos, para usar os scanners e os computadores. Para a gente, é bem útil", explica. Quanto às principais vantagens, a advogada cita a ausência de custos e a localização, próxima de prédios como o da Justiça do Trabalho e o do Fórum Central. Roberta destaca como relevante o acesso à internet, aos sistemas do processo eletrônico, a disponibilização de impressão, a cafeteria e a existência de um local adequado para atender os clientes.
A implementação do processo eletrônico no Rio Grande do Sul e em outros estados da federação fez com que o espaço também se tornasse uma referência para auxiliar os advogados na utilização dos sistemas. Segundo Sandro Zacca, orientador do processo eletrônico na unidade, "cada vez aumenta mais a procura. Este espaço se tornou um referencial quanto ao processo eletrônico".
A Unidade Trend do Sistema OAB também conta com um Centro Integrado de Inclusão Digital (CIID), que disponibiliza 39 computadores para capacitação de advogados. No CIID, são ministrados alguns cursos, que abordam noções básicas de informática e a utilização dos sistemas do processo eletrônico.
Uma cafeteria e um centro de serviços da CAA-RS, que oferece fisioterapia - com pilates e Reeducação Postural Global (RPG) -, psicoterapia e massoterapia estão disponíveis, além de um serviço de estética terceirizado.

Serviços são oferecidos pela CAA-RS no Interior do Estado

A CAA-RS não restringe a sua atuação à Capital. Rosane conta que "a CAA-RS possui gabinetes odontológicos próprios em algumas subseções da OAB no Interior, em outras, subsidiamos parcialmente as consultas, por meio de contratos com clínicas ou gabinetes odontológicos, em parceria com as subseções". Nos anos de 2014 e 2015, a instituição enviou às 106 subseções diversos equipamentos de informática, com o intuito de proporcionar aparelhos modernos aos advogados que utilizam as salas da OAB-RS.
Quanto aos projetos da CAA-RS, a presidente revela que três subseções do Interior estão em fase final de adequação da estrutura física, para que possam ser disponibilizados os serviços de massoterapia e fisioterapia aos advogados e seus dependentes. Também está sendo realizado um estudo a respeito do subsídio parcial de consultas médicas e da expansão do programa de subsídio de consultas odontológicas, para que se possa atender aos advogados que não possuem condições de acessar os serviços existentes em Porto Alegre. "Com tais subsídios, quando implementados, o advogado passará a acessar serviços de saúde na cidade em que está localizada a sua subseção, pagando o mesmo valor praticado na Capital", explica.
O OAB Trend funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, no 8º andar do nº 55 da rua Manoelito de Ornelas, em Porto Alegre. Os agendamentos podem ser feitos na recepção ou pelo telefone (51) 3369-4500.