Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 11 de Maio de 2016 às 17:18

Ministros acertam demissão após impeachment de Dilma

Estadão Conteúdo
Todos os integrantes do primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff vão pedir demissão, assim que houver a decisão do plenário do Senado sobre o processo de impeachment contra ela, considerado irreversível.
Todos os integrantes do primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff vão pedir demissão, assim que houver a decisão do plenário do Senado sobre o processo de impeachment contra ela, considerado irreversível.
As exceções serão o presidente do Banco Central (que tem status de ministro), Alexandre Tombini, e do interino dos Esportes, Ricardo Laser.
Dilma assinará as demissões assim que for notificada pelo Senado, o que está previsto para acontecer nesta quinta-feira (12), caso seja aprovado o seu afastamento. Uma edição extra do Diário Oficial será publicada com as demissões.
A decisão foi discutida durante a reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, sob o comando dos ministros do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. A equipe da presidente não irá fazer transição para o vice-presidente Michel Temer.
A ordem de Dilma, que não participou da reunião e permaneceu no Palácio da Alvorada, é de manter Tombini para evitar qualquer tipo de turbulência econômica, para evitar mais problemas nesta área. Da mesma forma, o ministro dos Esportes interino fica no cargo, pelo menos por enquanto, por conta da realização das Olimpíadas.
O Diário Oficial da União extra vai publicar ainda a demissão dos secretários executivos das pastas, mas em alguns casos, como o da Fazenda, eles permanecem em seus postos, também com objetivo de manter estabilidade do mercado.
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, foi quem sugeriu, que algumas pessoas fossem mantidas estrategicamente nos cargos em razão de suas funções, muito específicas. É o caso do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, que é um caso especial. Em cada ministério será mantido um funcionário para repassar informações técnicas e administrativas à equipe de Temer, mas não necessariamente será o secretário-executivo.
Dilma não fará transição por considerar que é vítima de um golpe. Mas todas as informações técnicas e administrativas estão sendo preparadas para serem repassadas, para evitar que o governo petista seja acusado de que esteja fazendo boicote.
Todos os ministros e secretários foram a orientados a deixar seus telefones e contatos atualizados no Planalto. Novas instruções serão repassadas aos ministros na quinta-feira. Também no mesmo dia, caso a presidente seja afastada, ela vai fazer uma declaração à imprensa, não se sabe ainda a que horas. Neste momento, a ideia é que todos os ministros de seu governo a acompanhem nesta declaração.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO