Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 11 de Maio de 2016 às 17:24

Senado faz segunda interrupção da sessão de admissibilidade do impeachment de Dilma

Sessão do Senado vota impeachment

Sessão do Senado vota impeachment


Antonio Cruz/Agência Brasil/JC
A sessão extraordinária do Senado que decidirá sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff teve a segunda interrupção do dia por volta das 18h15min, depois de oito horas de começo dos trabalhos. Se aprovado por metade mais um dos senadores presentes, Dilma será afastada por 180 dias. Nesse período, assume o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). Dos 68 inscritos, 22 parlamentares já discursaram (veja lista no final).
A sessão extraordinária do Senado que decidirá sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff teve a segunda interrupção do dia por volta das 18h15min, depois de oito horas de começo dos trabalhos. Se aprovado por metade mais um dos senadores presentes, Dilma será afastada por 180 dias. Nesse período, assume o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). Dos 68 inscritos, 22 parlamentares já discursaram (veja lista no final).
Acompanhe a sessão ao vivo:
A sessão é marcada pelos discursos dos senadores, com ampla maioria contrária ao governo Dilma. A abertura foi feita pela senadora gaúcha Ana Amélia, que afirmou seu voto pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Favorável ao afastamento temporário da presidente, Ana Amélia criticou a condução política econômica da petista e disse entender que Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal.
O primeiro senador a defender Dilma, o pedetista Telmário Mota (PDT- RR), foi o décimo segundo senador a discursar, de um total de 68 inscritos antes da votação da matéria. Ele destacou que o Brasil vive hoje um momento "histórico e vergonhoso" e avaliou que o prejuízo maior será da população e que o processo de impeachment contra a Dilma começou pelo revanchismo do PSDB e passou pelo ódio do denunciado de corrupção, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "A presidente Dilma não roubou, não desviou dinheiro e não cometeu crime de responsabilidade", garantiu o governista.

Sessão deve seguir noite adentro

Segundo estabelecido ontem (10) pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta primeira fase os oradores inscritos, contra e a favor do parecer da Comissão Especial do Impeachment, falarão alternadamente por até 15 minutos cada um e apenas uma vez. Não será permitida orientação da bancada pelos líderes e também não serão permitidos apartes.
Calheiros (PMDB-AL) é favorável à encurtar a fase de debates e concluir a votação do pedido contra Dilma até as 22h de hoje. Mais cedo, a senha para a estratégia foi dada por Renan ao sinalizar, antes do discurso da primeira oradora, a senadora Ana Amélia (PP-RS), que pode "acelerar" a votação em desfavor de presidente com a saída de se aprovar o requerimento.
Para evitar que os senadores excedam o tempo de fala, Renan advertiu os parlamentares que os microfones das duas tribunas serão automaticamente desligados ao final dos 15 minutos.
Depois que todos os senadores inscritos se pronunciarem, o relator da Comissão Especial do Impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG), usará a palavra por 15 minutos. Em seguida, falará o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que defende Dilma, pelo mesmo tempo.
A próxima etapa será a votação pelo painel eletrônico com voto aberto dos senadores. Na sequência, o presidente proclama o resultado, que tem de ser publicado nos Diários dos Senado e do Congresso. Caso a maioria decida pelo afastamento de Dilma Rousseff, a presidente será notificada pelo primeiro-secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), e afastada por 180 dias.
Com a cassação de ontem do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), somente 80 senadores poderão participar da sessão. O suplente de Delcídio, Pedro Chaves dos Santos só deve se apresentar a Casa para tomar posse amanhã.
Confira a ordem de inscritos:
Já discursaram
1. Ana Amélia
2. José Medeiros
3. Aloysio Nunes Ferreira
4. Marta Suplicy
5. Ataídes Oliveira
6. Ronaldo Caiado
7. Zeze Perrella
8. Lúcia Vânia
9. Magno Malta
10. Ricardo Ferraço
11. Romário
12. Sérgio Petecão
13. Telmário Mota
14. Dário Berger
15. Simone Tebet
16. Cristovam Buarque
17. Angela Portela
18. José Maranhão
19. José Agripino
20. Jorge Viana
21. Acir Gurgacz
22. Fátima Bezerra
Faltam discursar
23. Eduardo Amorim
24. Aécio Neves
25. Wilder Morais
26. Alvaro Dias
27. Waldemir Moka
28. Roberto Requião
29. Marcelo Crivella
30. Randolfe Rodrigues
31. Lasier Martins
32. Vanessa Grazziotin
33. Reguffe
34. Hélio José
35. Cássio Cunha Lima
36. Regina Sousa
37. Armando Monteiro
38. Fernando Collor
39. Fernando Bezerra Coelho
40. Valdir Raupp
41. Paulo Bauer
42. Gladson Cameli
43. Garibaldi Alves Filho
44. Omar Aziz
45. João Capiberibe
46. Lídice da Mata
47. Antonio Carlos Valadares
48. Otto Alencar
49. Lindbergh Farias
50. Paulo Rocha
51. Maria do Carmo Alves
52. Tasso Jereissati
53. Wellington Fagundes
54. Gleisi Hoffmann
55. Flexa Ribeiro
56. Paulo Paim
57. Roberto Rocha
58. Blairo Maggi
59. Donizeti Nogueira
60. José Pimentel
61. Dalirio Beber
62. Walter Pinheiro
63. José Serra
64. Humberto Costa
65. Davi Alcolumbre
66. Ciro Nogueira
67. Ivo Cassol
68. Benedito de Lira
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO