Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de maio de 2016. Atualizado às 12h26.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Câmara dos Deputados

05/05/2016 - 08h33min. Alterada em 05/05 às 11h12min

Teori Zavascki afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara

Cunha estaria atrapalhando as investigações da Lava Jato

Ministro alegou que Cunha estaria atrapalhando as investigações da Lava Jato


EVARISTO SA/AFP/JC
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (5) o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara. O ministro atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A decisão é liminar. Veja na íntegra a decisão do ministro
Zavascki concedeu a decisão em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República e apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. Cunha chegou a ser classificado como “delinquente” pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Eduardo Cunha ainda foi transformado em réu no STF pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido neste caso US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal.
O deputado também é alvo da Lava Jato e de mais três inquéritos na Corte e de outros três pedidos de inquéritos que ainda aguardam autorização de Teori para serem abertos. As investigações apuram o recebimento de propina da Petrobras e o uso do mandato para supostas práticas criminosas.
"Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados", diz trecho da decisão de ministro. Cunha vai ser substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA). 
Eduardo Cunha disse que vai recorrer da decisão de afastamento.
Com informações do jornal Folha de São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 05/05/2016 11h56min
IMPEACHMENT 1992 X 2016 !!!nnSegue a letra do meu primeiro samba de enredo de 1992, naquela época que as JOVENS CARAS PINTADAS de todo o BRASIL pediram mudanças. Através deste projeto carnavalesco levamos muitas pessoas para as ruas da Praia de Magistério, Pinhal, Cidreira e Quintão numa energia de alegria e revolta que passou de PAI para FILHOS. É uma apena que o Brasil esteja bem pior, com o mesmo ENREDO, mesmas fantasias e alguns novos personagens em 2016, que fizeram escola na mesma levada de muitos anos de corrupção.nMADA MADA LELELE LENA,nESTE ANO AQUI NA PRAIA VAI MOSTRAR,nCASA DA DINDA ESCONDERIJO DE MARGINAL,nÉ O TEMA PARA ESTE CARNAVAL.n nO BRASIL PRECISA DE REFORMAS,nEM TODAS AS CLASSES DA POPULAÇÃO,nO QUE FAZER PARA DEIXAR DE SOFRER,nNO PAÍS DO FUTEBOL SEM EMOÇÃO.nnO POVO...n nO POVO ESTÁ CANSADO DE ESPERAR, DE ESPERARnÉ POLÍTICO EM CAMPANHA,nO VOTO NA URNA,nA ESPERANÇA DE MUDAR.n nPC E COLLOR MAIS QUE MALDADE,nTIRARAM A GRANA DO POVÃO SEM PIEDADE,nDE ALAGOAS A BRASÍLIA NINGUÉM VIU,nDE AVIÃO E JET SKI TUDO SUMIU.n nSEM TRABALHO...nnSEM TRABALHO E SEM JUSTIÇA,nÉ PIADA DE SALÃO, DE SALÃOnO POBRE SEMPRE COM FOME,nE SEM CULTURA NO PAÍS DA ILUSÃO.n nPASSA TEMPO FALTAM SANTO,nPARA ORAR PELO O BRASIL, QUE NÃO FALIU,nCORRUPÇÃO E INFLAÇÃO,nNÃO HÁ REMÉDIO MEU IRMÃO.n nAbs. Dorian Bueno Google + POA, 05.05.2016nn n n n n