Albert Deweik, CEO da NeoAssist, deu mentoria coletiva para programa da Endeavor em Porto Alegre  Albert Deweik, CEO da NeoAssist, deu mentoria coletiva para programa da Endeavor em Porto Alegre Foto: MARCELO G. RIBEIRO/JC

O cliente sabe mais do produto que o vendedor

Albert Deweik, CEO da NeoAssist, deu mentoria coltiva para programa da Endeavor em Porto Alegre

O paulista Albert Deweik participou, em maio, de uma mentoria coletiva promovida pela Endeavor no Nós Coworking, no Shopping Total, em Porto Alegre. Sua empresa, a Neoassist, trabalha em relacionamento e aproximação através de qualquer canal disponível no mercado - e esse ano já cresceu 35%. Para os empreendedores que participaram da atividade, ele falou sobre B2B - Como vender para grandes empresas. Nesta entrevista, ele comenta os processos de venda e o peso das mentorias.
GeraçãoE - Como é o seu trabalho?
Albert Deweik - Eu fundei a Neoassist há 16 anos, e, desde então, eu trabalho com vendas. É o que eu sei fazer desde criancinha. A grande superação das empresas que estão começando, das pequenas empresas, é conseguir clientes grandes. Existe um desafio, é um processo relativamente moroso, e não é tão simples quanto vender para pequenas empresas.
GE - Que dicas você passa aos nossos empreendedores?
Deweik - A primeira coisa que foi dura de me convencer é que a venda é processo. Eu vim de uma escola um pouco mais antiga de vendas, em que vender era simplesmente a figura do vendedor. Hoje em dia, claro que o vendedor é fundamental, mas a venda, repito, é um processo. Se não for seguido, você não vai ter sucesso. A segunda coisa importante é o tipo de perfil de vendedor. Quando a gente fala em vendedor, existe uma conotação relativamente negativa em muitos casos. Pensa-se no vendedor malandro, enrolão, o cara que não é tão honesto. Eu consigo mostrar que o vendedor é um perfil extremamente consultivo e o cliente, do outro lado, tem que confiar muito no vendedor para que a venda se realize.
GE - O processo de venda mudou?
Deweik - Mudou bastante. Antigamente, a venda era de outbounding. Ou seja, ela partia da empresa vendedora para o cliente. A empresa tinha a obrigação de mostrar o produto, mostrar informações, explicar como funcionava. Aí sim, o cliente ficava sabendo da existência da empresa ou do produto. Hoje em dia, com acesso à internet, essa venda virou inbound. O cliente, quando procura a empresa, tem mais informações do que o próprio vendedor sobre o produto ou a empresa. Isso faz com que o processo mude, o perfil mude, e a gente tenha outro tipo de relação entre empresas e consumidores.
GE - Qual a importância das mentorias?
Dewiek - Acho fundamental. Faço parte da Endeavor desde 2014. Esse ano, a Neoassist tem crescido mais de 35%, boa parte devo a várias mentorias que fiz no ano passado. O poder da mentoria é muito grande, porque você se espelha em exemplos que dão certo. Você acaba encurtando o seu caminho para ter sucesso. A mentoria dá muita informação e você consegue ser ajudado para que você erre, mas erre mais rápido e tenha sucesso mais rápido também.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio