M�dias sociais: como minha empresa deve se comportar?

Atualizado em 25/05/2016 08:49

É estranho pensar que deve haver uma espécie de código de bom comportamento empresarial dentro das redes sociais. Um ambiente tão livre e que sempre incentiva essa liberdade, como a internet, pode parecer isento desse tipo de normatização. Utilizar uma espécie de guia de conduta parece estar na contramão dessa liberdade de expressão.
O ponto é que não estamos falando apenas de opiniões e posições pessoais. Quando a rede social é da empresa, ela deve se posicionar como empresa. Ou seja, os mesmos valores e missão que valem internamente, valem para sua imagem na web.
Como empresa, você deve representar a solidez e ética que seu consumidor espera. Seu público aceita que haja maior descontração? Ótimo! Mas não é sempre assim, muitas vezes, os clientes e público-alvo da empresa são justamente pessoas mais conservadoras, e arriscar pode lhe fazer ser mal visto.
É bom sempre buscar ser idôneo e partilhar apenas aquilo que lhe mantém seguro. Da mesma forma que você não fornece seus dados pessoais para um estranho que lhe liga, você não deve fazê-lo na internet, seja lá em qual rede social você esteja. Sua postura como empresa faz a diferença, e as pessoas estão de olho. Além disso, os próprios mecanismos de Big Data se aproveitam disso. Se sua empresa mostra uma postura e investe naquela rede social, ela vai aparecer principalmente para o tipo de consumidor que se alinha às suas ideias.
Ou seja, assumir uma posição lhe ajuda a estar entre aqueles que você está buscando quando investe em campanhas on-line. É bom sempre montar uma estratégia de posicionamento de marca que se reflita nas redes sociais.
Ações de marketing devem considerar o ambiente on-line, mas devem se perguntar coisas simples, como "estou ofendendo alguém?", "para quem estou falando isso?", "estou alinhado com minha missão e valores como empresa?".
É bom contar com analistas e pessoas especializadas para cuidar de sua estratégia de marketing.
Tome cuidado antes de fazer uma conta em uma rede qualquer e sair por aí falando e compartilhando tudo que vê. Essas coisas demandam estratégia, e isso será visível em termos de prevenção de perdas, gerenciamento de crise e, inclusive, na captação de novos leads. Mídia social, hoje em dia, é coisa séria. E, como tal, merece planejamento e atenção.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
 Daniel Galv�o � publicit�rio especializado em m�dias digitais e fundador da ag�ncia Mango Digital Foto: MANGO DIGITAL /DIVULGA��O/JC

Daniel Galv�o

publicit�rio especializado em m�dias digitais e fundador da Mango Digital
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais