Tend�ncias de webv�deo: 65% das marcas j� deixam de investir em televis�o

Publicidade est� indo para m�dias digitais como YouTube, Snapchat, Instagram e Facebook

Atualizado em 19/05/2016 08:59

A comunicação em vídeo tem crescido de forma significativa, principalmente com a ajuda de algumas plataformas. O YouTube, Snapchat, Instagram e Facebook são os principais responsáveis pelo crescimento e vêm contribuindo de forma determinante. Estima-se que em 2017 o vídeo representará aproximadamente 69% do tráfego da internet por consumidores. Porém, a utilização de serviços de vídeo on-line vai dobrar nesse período, atingindo mais de 80% de todos os usuários de internet no mundo. Por este motivo, os profissionais de marketing precisam estar atentos e atualizados com as tendências desse mercado para os próximos anos. É preciso inventar e reinventar de forma inovadora para conseguir espaço.
O YouTube tem tido um crescimento promissor desde o seu surgimento e se tornado um dos canais mais promissores. Para as empresas, virou o principal canal de branded content, sendo uma das formas mais efetivas de comunicação direta para que empresas possam se comunicar melhor com seus consumidores. Além disso, abre espaço para os novos youtubers.
Com o passar dos anos, o vídeo deixou de ser um complemento e passou a ser estratégica para a comunicação das marcas que desejam interagir com seu público. Além disso, muitas delas ainda pecam na produção. Pensando nisso, listo as três principais tendências para o mercado de webvídeos para esse ano:
Uma pesquisa realizada pela Interactive Advertising Bureau, de 300 grandes marcas, aponta que mais de 65% delas já estão deixando de investir na televisão e passando a investir somente em webvídeos. A tendência é de que cada vez mais os vídeos sejam grandes apostas e pouco será falado sobre focar na publicidade na TV.
Para esse ano, o foco para quem quer estar sempre na frente deve mirar as empresas especializadas em vídeos on-line, como produtoras de conteúdo. Atualmente, percebemos que as marcas não precisam mais da mídia para falar com seu público. Elas já conseguem estabelecer um relacionamento e criar diálogos próprios e, por isso, estão apostando também em seus conteúdos originais. Afinal, quem melhor do que uma universidade para falar de educação ou uma marca de cosméticos para falar de beleza, por exemplo. Cada empresa sabe muito bem sobre seu conteúdo e muitas vezes muito melhor do que a mídia.
O branded por branded não faz mais sentido. As marcas precisam estar atentas nisso e também sobre o retorno do investimento. O mercado já oferece diversas ferramentas que podem auxiliar para não perder o foco, só que o mais importante é a empresa ter planejamento e análise de dados.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Greta Paz, fundadora da MPQuatro, startup dedicada a estrat�gias no YouTube Foto: Arquivo Pessoal/JC

Greta Paz

fundadora da MPQuatro, startup dedicada a estrat�gias no YouTube
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais