Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 22 de maio de 2016. Atualizado �s 22h50.

Jornal do Com�rcio

Patrocínio:

Gastronomia e Vinhos

COMENTAR | CORRIGIR

Vin�colas

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2016. Alterada em 22/05 �s 19h29min

Lenda ga�cha inspira Routhier & Darricarr�re

Os r�tulos s�o obras de arte assinadas pelo artista pl�stico Gelson Radaelli

Os r�tulos s�o obras de arte assinadas pelo artista pl�stico Gelson Radaelli


ROUTHIER DARRICAR�RE/DIVULGA��O/JC
A lenda gaúcha, escrita pelo escritor João Simões Lopes Neto, é a inspiração do celebrado rótulo "Salamanca do Jarau", da vinícola Routhier & Darricarrère, de Rosário do Sul, na região da Campanha. A história, que remete ao surgimento do Rio Grande do Sul, traz uma essência semelhante ao conceito do vinho: a valorização da terra.
O vinhedo Routhier & Darricarrère dá continuidade ao trabalho da famíla francesa Darricarrère, que se dedica, a 10 gerações, ao cultivo de uvas e à produção de vinhos. Os seis hectares de videiras, dedicados à produção das uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay, mostram o potencial vitivinícola da região.
O Salamanca do Jarau traz conceito de "terroir extremo", que é o uso de uvas de um mesmo vinhedo fermentadas espontaneamente com leveduras indígenas. "É um típico Cabernet Sauvignon com aromas de frutas vermelhas, couro e cedro. Há sabor de fruta, café e especiarias, como pimenta preta e noz- moscada", descreve Anthony Darricarrère, enólogo da vinícola.
O Salamanca do Jarau é uma edição limitada do ícone da vinícola, o Província de São Pedro, safra 2012, com 100% de uvas Cabernet Sauvignon. Os rótulos são obras de arte assinadas pelo artista plástico Gelson Radaelli, que também é proprietário do restaurante Atelier de Massas, em Porto Alegre, e que fez trabalhos para as vinícolas Juan Carrau, do Uruguai, e Tempus Alba, da Argentina.
Atualmente, o Salamanca do Jarau integra a carta de vinhos dos mais conceituados restaurantes do Brasil, como D.O.M., do chef Alex Atala; KAA, premiado pela arquitetura, ambos em São Paulo; e Cipriani, do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Os vinhos produzidos na Campanha caracterizam-se pelo equilíbrio. A região está localizada na faixa do paralelo 30°, onde ficam também as principais vinícolas do mundo, em países como Argentina, Chile, África do Sul e Nova Zelândia.
Apesar de não ter a tradição da Serra Gaúcha, já é considerado um dos melhores locais do Brasil para produção de vinhos. O corpo, a acidez e o grau alcoólico do vinho se dão pelo clima: verões secos ajudam na maturação das uvas, especialmente Cabernet Sauvignon, o que promove equilíbrio à bebida.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia