Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Maio de 2016 às 08:12

Maioria das bolsas asiáticas fecha em alta após dólar forte ajudar exportadoras

Agência Estado
A maioria das ações na Ásia subiram nesta segunda-feira (30), com os investidores comprando ações de empresas exportadoras após o dólar subir com força ante as principais moedas dos países asiáticos, com destaque para o iene.
A maioria das ações na Ásia subiram nesta segunda-feira (30), com os investidores comprando ações de empresas exportadoras após o dólar subir com força ante as principais moedas dos países asiáticos, com destaque para o iene.
A Bolsa do Japão fechou em alta nesta segunda-feira - no maior nível em um mês - diante do dólar alto em relação ao iene e expectativas de que o governo poderá adiar um aumento do imposto no setor de vendas planejadas. O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 1,4%, a 17.068,02 pontos, fechando acima do patamar dos 17 mil pontos pela primeira vez desde 27 de abril.
O dólar atingiu o maior nível em um mês em relação ao iene nesta segunda-feira depois que a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, assinalou que a instituição monetária poderá elevar as taxas de juros básicos nos próximos meses se a economia dos EUA continuar a se fortalecer. O iene mais fraco é benéfico para as empresas exportadoras, uma vez que elevam a competitividade dos preços nos mercados internacionais e balizam as margens de lucros.
Outras empresas exportadoras na Ásia também foram beneficiadas. Uma moeda mais fraca ajuda a competitividade das empresas locais a pagar os custos em casa e repatriar lucros do estrangeiro.
O Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, também subiu, com alta de 0,26%, a 20.629,39 pontos. Já o Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,1%, a 2.823,64 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,5%, a 1.798,77 pontos.
Entre os índices menores, o índice sul-coreano Kospi teve perda de 0,10% em Seul, a 1.967,13 pontos, o filipino PSEi subiu 0,71% em Manila, a 7.464,34 pontos, e o Taiex saltou 0,85% em Taiwan, aos 8.535,87 pontos.
As ações da AirAsia avançaram 1,7% depois que o executivo-chefe da companhia de baixo custo, Tony Fernandes, disse que havia uma oferta de US$ 1 bilhão para a sua subsidiária de leasing, informou a Reuters.
O discurso de Yellen veio em linha com as expectativas do mercado, uma vez que uma série de dados econômicos positivos dos EUA levou diversos dirigentes do Fed a tomarem uma postura mais "hawkish" (favorável ao aumento de juros), pontuou Margaret Yang, estrategista de mercado da CMC Markets em Cingapura .
Taxas mais elevadas podem levar os investidores a saírem de ativos mais arriscados, incluindo ações em mercados emergentes da Ásia. No entanto, um aumento seria um sinal de fortalecimento da economia dos EUA, um driver positivo para as ações.
Na Oceania, em Sydney, o australiano S&P/ASX 200 subiu pela quarta sessão seguida e avançou 0,04%, a 5.408,00 pontos, impulsionado pelas ações de energia, que compensaram a fraqueza dos bancos e mineradoras.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO