Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 20 de Maio de 2016 às 17:14

App gerencia manutenção de máquinas pesadas

Máquina parada ou com problema é sinal de prejuízo. Pensando nisso, o Grupo Tracbel decidiu oferecer um aplicativo que ajuda os clientes que utilizam escavadeiras, tratores e caminhões articulados da marca a gerenciar toda manutenção da frota. O sistema funciona como um canal de pós-venda e foi criado em parceria com a GX2 Tecnologia.
Máquina parada ou com problema é sinal de prejuízo. Pensando nisso, o Grupo Tracbel decidiu oferecer um aplicativo que ajuda os clientes que utilizam escavadeiras, tratores e caminhões articulados da marca a gerenciar toda manutenção da frota. O sistema funciona como um canal de pós-venda e foi criado em parceria com a GX2 Tecnologia.
O app permite que o cliente cadastre toda sua frota para agilizar atendimentos futuros, acompanhar os atendimentos realizados e utilizar a geolocalização para solicitar a visita de um consultor técnico. Também é possível informar direto no sistema se a máquina parou por algum motivo específico e anexar fotos do equipamento, painel ou qualquer peça da máquina que pareça danificada, detalhando ainda mais este primeiro contato.
"Esse aplicativo foi criado para facilitar a comunicação do cliente que adquiriu as nossas máquinas, aumentar produtividade e disponibilidade para o trabalho", comenta o gerente de Desenvolvimento Operacional da Tracbel, Bruno Hostalácio.
Batizado de Connect Tracbel, o app levou apenas duas semanas para ser concebido e está disponível para iOS e Android - o sistema funciona, inclusive, em áreas sem conexão com a internet. Depois de fazer o download e instalar, o app é validado pelo Centro de Excelência Técnica Tracbel (Cetec).
Em um único clique, o cliente consegue solicitar o socorro mecânico. Assim que recebe a sinalização, o time do Cetec inicia o suporte. Todos os trâmites feitos externamente à ferramenta, como, por exemplo, uma conversa via telefone, são reportados através do aplicativo. Dessa forma, tudo fica documentado.
O coordenador de TI do Grupo Tracbel, Alan Alencar, destaca a parceira da GX2 e explica que o app foi desenvolvido em duas semanas a partir de uma aplicação nativa para o ambiente iOS e Android, com recursos de multimídia e sincronismo. "Precisávamos de uma resposta rápida e consistente, sem abrir mão da segurança e da qualidade do produto final", comenta.
A empresa de tecnologia realizou o treinamento da equipe Tracbel durante todo o projeto para que os profissionais da própria empresa pudessem seguir com a manutenção do projeto de forma independente.
Hostalácio comenta que a meta, com o tempo, é evoluir essa ferramenta na direção da Internet das Coisas (IoT). Alguns equipamentos da Tracbel já possuem sensores que coletam dados sobre as máquinas. "No futuro, caminhamos para a integração dessas duas plataformas e, assim, para poder ampliar o leque de opções da manutenção", relata.

Startup da GE conclui primeira aquisição global

A startup Current, da GE, anunciou sua primeira aquisição global com a compra da Daintree Networks, uma provedora de internet industrial de soluções de controles de edifícios para instalações comerciais.
Com isso, a empresa deverá expandir sua plataforma de automação e oferta de energia como um serviço para as instalações de pequeno e médio portes, por meio da implantação de sistemas de controle sem fio abertos e baseados em padrões da Daintree.
A aquisição acontece apenas seis meses após a formação da Current, startup de energia dentro da GE, que integra os negócios de LED e de energia com a plataforma Predix de força industrial da GE. A expectativa é oferecer ao mercado uma solução de gerenciamento de energia mais econômica, requisitada pelos clientes.
A solução liga dados de iluminação e sistemas de climatização diretamente ao Predix, a plataforma de software de internet industrial da GE. Com isso, os clientes podem analisar o seu consumo de energia e identificar padrões de dados para aumentar a eficiência e reduzir os níveis de energia. Atualmente, 90% dos edifícios de pequeno a médio porte do mundo não contam com sistemas de automação.
O CEO da Current, Maryrose Sylvester, diz que a combinação da tecnologia de detecção e controle de padrão aberto da Daintree, o sistema Predix da GE e a solução de automação predial da Current criará uma oferta diferenciada para o mercado. "Vamos oferecer a primeira plataforma da indústria de otimização de instalações e gestão de energia de próxima geração, escalável e com base na nuvem, para cada tipo e tamanho de edifício", conta.