Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Maio de 2016 às 15:42

Confiança do empresário industrial gaúcho tem maior alta em 16 meses, mas indicando pessimismo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) teve alta de 2,6 pontos na passagem entre abril e maio, alcançando 42,1 e chegando a seu maior valor em 16 meses, embora ainda continue abaixo de 50, o que indica pessimismo.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) teve alta de 2,6 pontos na passagem entre abril e maio, alcançando 42,1 e chegando a seu maior valor em 16 meses, embora ainda continue abaixo de 50, o que indica pessimismo.
O ICEI-RS - divulgado nesta quinta-feira (19) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) - foi influenciado pelo indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses, que cresceu de 43 para 46,4 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2015.
Conforme o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, que analisou os resultados do levantamento, confiança é fundamental para a retomada do investimento e do crescimento na indústria do Estado. "É cedo, porém, para concluir que o comportamento do ICEI-RS de maio se trata de uma tendência. Será se os empresários perceberem que o novo governo está disposto a realizar as reformas e os ajustes econômicos necessários para o equilíbrio das finanças públicas e melhora da competitividade”, disse Müller.
Mesmo que continuem negativas, as avaliações dos industriais gaúchos sobre as condições atuais, bem como as expectativas para o futuro da economia brasileira, apresentaram significativa evolução em maio. O índice que pesquisa as condições atuais cresceu de 32,8 pontos em abril para 33,2 em maio. Da mesma forma, o componente que avalia a economia brasileira subiu de 21,3 em abril para 26,3 pontos em maio, o maior acréscimo (cinco pontos) desde outubro de 2012 e o valor mais alto desde janeiro de 2015.
Ainda assim, as condições das empresas se deterioram cada vez mais. O índice caiu de 38,7 para 36,8 pontos no período. Já as expectativas para os próximos seis meses aumentaram de 43 para 46,4 pontos entre abril e maio, o maior patamar desde fevereiro de 2015, mas o resultado segue a expressar pessimismo.
O índice associado à economia brasileira apresentou o maior acréscimo desde abril de 2007, 9,1 pontos, e o nível mais alto desde junho de 2014: 39,9 pontos. As expectativas para as empresas, também melhoraram, 49 para 49,7 pontos, ficando bem próximo da neutralidade.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial é elaborado mensalmente. São consultadas empresas do Rio Grande do Sul.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO