Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Maio de 2016 às 08:21

Bolsas asiáticas fecham em baixa com preocupações sobre juros nos EUA

Agência Estado
As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira (18), em meio a preocupações de que os EUA voltem a elevar juros. Na China, as perdas foram maiores, diante de sinais de que Pequim está ampliando seu controle sobre os mercados financeiros.
As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira (18), em meio a preocupações de que os EUA voltem a elevar juros. Na China, as perdas foram maiores, diante de sinais de que Pequim está ampliando seu controle sobre os mercados financeiros.
O Xangai Composto, principal índice acionário chinês, caiu 1,3% hoje, a 2.807,51 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 2,7%, a 1.766,08 pontos.
Reportagens recentes da mídia chinesa sugerem que Pequim está mais rígida em relação aos mercados, fazendo mais exigências para emissões de bônus e investigando operações suspeitas de empresas chinesas que fecham capital nos EUA e buscam acordos de fusão para listar ações em Xangai ou Shenzhen.
Em Shenzhen, a queda mais expressiva veio também após Zhang Dejiang, a terceira maior autoridade do Partido Comunista Chinês, falhar em citar o lançamento de uma eventual parceria entre os mercados de Hong Kong e de Shenzhen - semelhante a uma ligação existente entre Hong Kong e Xangai, - durante discurso feito no território semiautônomo.
Nos negócios em Hong Kong, o Hang Seng caiu 1,45%, a 19.826,41 pontos, pressionado por ações de corretoras como Citic Securities (-2,4%), Haitong Securities (-1,8%) e Hong Kong Exchanges & Clearing (-1,6%). Em outras partes da Ásia, o índice japonês Nikkei encerrou o dia em baixa marginal de 0,05%, a 16.644,69 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,58%, a 1.956,73 pontos.
A falta de apetite por risco na Ásia predominou também em meio à especulação de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) poderá voltar a elevar juros, talvez já na reunião de junho, após os últimos números de inflação dos EUA, que também vieram acima das expectativas, e comentários mais "hawkish" (favoráveis à retirada de estímulos) de dirigentes da instituição. Na tarde de hoje, às 15h (de Brasília), o Fed irá divulgar a ata de sua última reunião de política monetária.
Alguns mercados pequenos, no entanto, tiveram ganhos modestos hoje. Foi o caso do índice Taiex, que subiu 0,24% em Taiwan, e do filipino PSEi, que avançou 0,13% em Manila, a 7.534,30 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana caiu 0,7%, também diante da perspectiva de juros mais altos nos EUA. O S&P/ASX 200, que recuou a 5.356,20 pontos, havia encerrado o pregão anterior no maior nível em nove meses.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO