Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 17 de Maio de 2016 às 18:42

State Grid: análise de ativos da Abengoa está mais demorada do que o esperado

Agência Estado
O vice-presidente da State Grid, Ramon Haddad, afirmou nesta terça-feira (17), que a análise dos ativos da Abengoa no Brasil, para potencial aquisição, está levando mais tempo do que o esperado. Ainda assim, ele disse esperar cumprir a meta de definir "o rumo do negócio" entre o final de maio e o início de junho.
O vice-presidente da State Grid, Ramon Haddad, afirmou nesta terça-feira (17), que a análise dos ativos da Abengoa no Brasil, para potencial aquisição, está levando mais tempo do que o esperado. Ainda assim, ele disse esperar cumprir a meta de definir "o rumo do negócio" entre o final de maio e o início de junho.
A empresa chinesa está olhando todos os ativos da Abengoa no País, tanto aqueles em construção quanto os já operacionais. "É um pacote grande e é um projeto muito complexo", disse. Ele não revelou qualquer estimativa inicial de valor do negócio, mas o mercado aponta que somente para os ativos em construção seriam necessários R$ 8 bilhões em investimentos. "Por enquanto nossa principal preocupação é com a valoração dos ativos da Abengoa, tanto aqueles em construção como aqueles em operação e os outros ativos", disse, numa referência a empresas associadas à Abengoa, por exemplo.
Haddad afirmou que as negociações continuam "normalmente", mesmo em meio à mudança do governo. "As análises estão sendo feitas, a due dilligence está sendo finalizada. A mudança de governo não influenciou o processo, mesmo porque ainda está muito cedo para qualquer tipo de influência em processos de M&A (fusão e aquisição, na sigla em inglês) e compra de ativos", disse.
O executivo da State Grid não descartou a possibilidade de a empresa chinesa estabelecer uma parceria com outros investidores interessados na Abengoa para assumir a empresa, mas disse que, neste momento, a análise está direcionada para uma operação isolada. "Uma parceria foi de fato considerada em um determinado momento", disse, acrescentando, porém, que ainda há possibilidade de ocorrer.
A expectativa da State Grid é que, uma vez assumindo os projetos em construção, obtenha a postergação da entrada em operação comercial, a nulidade de qualquer tipo de penalidade e a prorrogação do contrato de concessão, com prazo equivalente à demora advinda da negociação.
Apetite
Haddad disse que a State Grid também pretende crescer no Brasil nos segmentos de geração e transmissão. No segmento de geração, o interesse se volta particularmente para energias renováveis. "Vamos avaliar solar e eólica", disse. Ele ponderou, no entanto, que no segmento de energia a partir dos ventos o movimento é menos intenso, porque o segmento "tem mercado bem disperso e não temos certeza de como conseguiríamos atuar", disse, durante evento que se realiza em São Paulo.
Ele explicou que, embora a companhia analise potenciais ativos à venda, a intenção é, principalmente, entrar em projetos novos (greenfield). Haddad descartou, porém, a possibilidade de a empresa participar dos leilões de energia de reserva previstos para este ano. "Está muito em cima", disse.
No caso do segmento de distribuição, Haddad afirmou que, ainda que a companhia tenha interesse, deverá esperar um pouco, para ver qual deve ser a política do novo governo relacionada ao setor. "A distribuição é diretamente afetada pelos governos, mas nós não estamos desinteressados, estamos interessados", disse.
Entre os ativos que a empresa avalia está a Celg-D, para a qual Haddad disse esperar uma mudança no valor. Além da empresa goiana controlada pela Eletrobras, estão no radar da chinesa outras distribuidoras federalizadas e também concessionárias controladas por empresas privadas, incluindo participações de acionistas que queiram desinvestir. "O mercado está falando em várias atividades, não há nada muito concreto, mas estamos atentos", disse.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO