Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Maio de 2016 às 20:25

Taxa de juros média no cartão atinge 435,6% ao ano em abril

A taxa média de juros no cartão de crédito subiu para 435,6% em abril e se manteve no maior patamar desde outubro de 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado ontem.
A taxa média de juros no cartão de crédito subiu para 435,6% em abril e se manteve no maior patamar desde outubro de 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado ontem.
Em março, o juro médio era de 432,2%. Ao mês, a taxa aumentou de 14,95% para 15,01%, diz a associação.
O aumento da inadimplência e a inflação pressionada, que corrói a renda das famílias, são alguns dos fatores que contribuíram para a elevação dos juros no mês de abril, de acordo com a Anefac. Complementam o cenário o aumento de impostos e a crise econômica do País, diz a associação.
Com o panorama deteriorado, as instituições financeiras aumentam as taxas de juros para "compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência", afirma a Anefac.
E o calote em alta já afeta o lucro dos bancos. Aumento das despesas contra calotes de grandes empresas, inadimplência em alta e redução nas carteiras de crédito minaram os lucros de Itaú, Bradesco e Santander. Para tentar se precaver, as instituições financeiras elevaram as provisões contra créditos de liquidação duvidosa.
"As perspectivas para os próximos meses não são animadoras, tendo em vista o cenário econômico atual, que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", explica Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac.
No cheque especial, os juros passaram de 263,7% para 267,6% ao ano, maior nível desde julho de 1999. Ao mês, a taxa foi elevada para 11,5%.
Os juros médios para pessoa física chegaram a 7,95% em abril (ou 150,4% ao ano), maior nível desde novembro de 2003.
Os juros médios cobrados de empresas registraram alta em abril, passando para 4,58% ao mês (ou 71,15% ao ano). As três linhas de crédito analisadas viram seus juros subirem.
No capital de giro, os juros subiram de 2,66% ao mês em março para 2,68% em abril. Já a taxa de desconto de duplicatas avançou para 3,10% ao mês. A conta garantida passou de 7,75% ao mês em março para 7,95% ao mês em abril.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO