Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Maio de 2016 às 23:48

LinkedIn atinge 25 milhões de usuários em todo o País

Fernanda encoraja interação na rede para aumentar a visibilidade

Fernanda encoraja interação na rede para aumentar a visibilidade


LINKEDIN/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
Maior rede de profissionais do mundo, o LinkedIn alcançou, nesta semana, a marca de 25 milhões de usuários no Brasil. No Rio Grande do Sul, são cerca de 1 milhão, sendo metade deles em Porto Alegre.
Maior rede de profissionais do mundo, o LinkedIn alcançou, nesta semana, a marca de 25 milhões de usuários no Brasil. No Rio Grande do Sul, são cerca de 1 milhão, sendo metade deles em Porto Alegre.
Em tempos de crise econômica e aumento do desemprego, é um movimento natural das pessoas apostarem na internet para buscar uma nova colocação. Especialmente porque o mundo virtual traz um aspecto de escala que os meios tradicionais não oferecem.
Encontrar um emprego pelo LinkedIn, porém, é mais eficaz quando essa é uma consequência do bom uso da rede, e não o objetivo principal, alerta a gerente sênior de Comunicação da América Latina da companhia, Fernanda Brunsizian. "Se o usuário entra apenas para encontrar um emprego, é mais difícil. Mas se ele se apropria da ferramenta, cria interação e estabelece uma boa rede de relações, possivelmente será lembrado quando surgir uma boa oportunidade", observa.
Segundo ela, existem muitas histórias de sucesso, como de pessoas que nem estavam procurando emprego e receberam boas propostas, empreendedores que encontraram investidores para a sua empresa ou aposentados que voltaram ao mercado de trabalho mesmo quando nem imaginavam que isso poderia acontecer. Tudo a partir das experiências criadas na rede profissional.
Para comemorar os 13 anos de fundação da empresa e mostrar alguns desses cases, o LinkedIn lançou, na semana passada, uma campanha digital em que os seus usuários estão sendo estimulados a contar as suas histórias com a hashtag #LinkedIn13anos.
A empresa de São Francisco (EUA), que reúne hoje 400 milhões de usuários de 200 países, também foi atrás dos brasileiros que estão ativos desde 2003. Em Porto Alegre, é o caso de Gustavo Tagliassuchi. Ele comenta que, desde o princípio, pareceu uma boa ideia fazer parte de uma rede voltada ao mundo profissional e de networking. "Cerca de 90% do uso que eu faço da ferramenta é para contatar empreendedores e fornecedores, mas também utilizo a rede para reativar antigos contatos e fomentar novos empreendimentos e empreendedores", relata. Tagliassuchi sempre procura manter os seus dados profissionais atualizados e revela que já recebeu propostas do Brasil e do exterior. "Curiosamente, ainda não utilizei o LinkedIn para me recolocar, mas, se precisar, certamente o farei de imediato", diz.
De fato, o usuário brasileiro é reconhecido pelo alto nível de engajamento. Mas o LinkedIn também aposta no aumento da interação com o mercado corporativo, a partir do incremento da oferta de soluções nas áreas de publicidade, recrutamento de talentos e vendas. A empresa tem um escritório em São Paulo que atende a toda América Latina.
Alguns modelos oferecidos, como uma publicidade simples, permitem que o usuário faça um anúncio, selecione a sua audiência e pague com o cartão de crédito. Já se a ideia é fazer uma campanha mais robusta, a equipe de atendimento do LinkedIn fornece apoio e ferramentas corporativas mais robustas. É o caso de produtos para busca de profissionais, em que são utilizados filtros especiais para alcançar o target buscado pelo cliente. "Temos uma série de opções disponíveis para empresas de todos os portes."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO