Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de maio de 2016. Atualizado às 02h09.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Danilo Ucha

Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 12/05/2016. Alterada em 11/05 às 20h11min

Possível aumentona conta de luz

Se Tesouro não cobrir a CDE, preço da energia vai aumentar no País

Se Tesouro não cobrir a CDE, preço da energia vai aumentar no País


GABRIELA DI BELLA/arquivo/jc
A presidente Dilma Rousseff vai deixar mais uma herança ruim aos brasileiros. Os consumidores de energia elétrica, isto é, todos nós, devem ficar atentos a uma possível nova conta que o governo federal vai somar ao que pagamos todo o mês. Mais de 60 empresas produtoras e distribuidoras de energia elétrica ganharam ações na Justiça para não pagar a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o fundo que banca os subsídios do setor elétrico. Se o Tesouro Público não assumir a despesa, o que é quase certo, diante da falta de dinheiro no governo federal, e que já chega a R$ 6 bilhões, ela cairá na conta de luz dos consumidores domésticos.

Profissionais

O presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), o gaúcho Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, participou, em Brasília, de encontro de lideranças sindicais com o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Foi entregue um documento intitulado O Brasil que queremos, contendo propostas de medidas que proporcionem a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos.

Gambrinus

O bar e restaurante Gambrinus, do Mercado Público de Porto Alegre, o mais antigo da cidade, fundado em 1889, foi uma das empresas gaúchas selecionadas pelo Sebrae-RS para participar da NRA Show Chicago, dia 19 de maio, um dos maiores encontros internacionais de alimentação e gastronomia. Na edição de 2015, segundo a Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos, o evento registrou 63 mil visitantes de diversos países. Segundo o sócio-gerente do Gambrinus, João Alberto Cruz de Melo, a participação objetiva a observação dos mais recentes avanços internacionais na área de alimentação e gastronomia que possam ser aproveitados no restaurante.

Moderno e sustentável

A incorporadora Ledcon estreou no mercado das construções do Rio Grande do Sul com o pé direito. O primeiro empreendimento da empresa, o Pateo Augusta, já está completamente capitalizado. A empresa obteve todo o capital necessário para concluir as obras antes da finalização do projeto. A Ledcon é formada por três empresários: Eduardo Oliveira, proprietário da Erro Engenharia; Leandro da Silva, especialista em concreto e patologia da construção; e Douglas Tiede, dono das empresas Gestão Associados e PSE Consultoria. O Pateo Augusta, no bairro Menino Deus, tem previsão de entrega para março de 2019. A concepção e gestão do lançamento é da 2Day Consultoria.

Segurança no cais

Durante a reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul, o superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Luiz Alcides Capoani, foi questionado sobre o fato de o governo do Estado ter assumido, no final de abril, a segurança do Cais Mauá, que antes era paga pela Cais Mauá do Brasil (empresa que promete conduzir o processo de revitalização do espaço). O dirigente explicou que a medida foi tomada para proteger uma embarcação que atracou no cais. Capoani diz que são apenas rumores as informações que apontam que a Cais Mauá não retomará a responsabilidade sobre a segurança do local.

Pedágios, o retorno

O governador Antonio Britto (PMDB, 1995-98) concedeu pedágios por 15 anos (1998-2013) e foi muito criticado. O governador José Ivo Sartori (PMDB), agora, concedeu pedágios por 30 anos - 2016 a 2046. O comentário era imperdível, mas somos a favor da medida, por ser a única maneira de ter estradas boas e transitáveis. Mas deve haver fiscalização para que as obras sejam executadas mesmo!

O Dia

  • O projeto Giro pelo Rio Grande, da Fecomércio-RS, estará em São Luiz Gonzaga, reunindo sindicatos, empresários e autoridades para discutir o cenário político e econômico.
  • O XVI Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul se iniciará em Santo Ângelo, aberto pelo administrador Jonas Venturini.
  • O diretor da empresa Rossi & Zorzanello, Marcus Vinicius Rossi, fará palestra, às 10h45min, no Theatro Elisabeth Rosenfeld, em Gramado, no 2º Encontro de Guias de Turismo. Também haverá palestra de Irma Karla Barbosa, de Brasília, presidente da Federação de Guias de Turismo.
  • Os empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais estarão no Café com Negócios, às 8h, na Microempa (rua Ângelo Lourenço Tesser, 1.141), em Caxias do Sul.
  • Rebecca Barshick, enfermeira do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, estará presente no II Simpósito Internacional de Enfermagem, no Hospital Moinho de Vento, Bloco C, 4º andar.
  • O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) fará palestra, às 12h, nos 40 anos da Associação das Indústrias de Curtumes-RS, no restaurante Fenac, em Novo Hamburgo.
  • A RGE entregou nova fonte de abastecimento de energia elétrica para Nova Araçá. O empreendimento, orçado em R$ 2,5 milhões, aumentará em 50% a capacidade energética da cidade.
  • O engenheiro agrônomo Victor Hugo Carrão será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, no restaurante Laçador, avenida Brasil, 1.095, sobre transição da agricultura gaúcha para sustentabilidade.
  • João Francisco Borges da Costa, presidente da Fenseg, será o palestrante no almoço das seguradoras, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • Almoço especial para enfermeiros no Asilo Padre Cacique marcará o Dia Mundial do Enfermeiro.
  • Lançamento do Dia do Desafio 2016, às 13h30min, no Sesc Campestre (avenida Protásio Alves, 6.220).
  • Uma das regiões mais carentes de Porto Alegre receberá, às 14h, o ônibus Prato para Todos, da Ceasa-RS, com oficinas de receitas de pratos e sucos para aproveitamento melhor de legumes e frutas. Na rua Seis, 146, bairro Humaitá.
  • Lançamento da nova coleção de papel de parede Maria Prestes Deign, às 18h, na rua Pedro Bitencourt, 273.
  • Bate-papo com a estilista Ana Dotto sobre tendências em vestidos de noiva, às 18h, na Carmen Steffens, Iguatemi Caxias do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia