Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 16 de maio de 2016. Atualizado às 22h42.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 17/05/2016. Alterada em 16/05 às 21h29min

Idade para aposentadoria

A fixação de idade mínima para aposentadoria, proposta pelo novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já estava também nos planos de seu antecessor, Nelson Barbosa. Havia até um Fórum da Previdência tratando do assunto. Trata-se de uma solução que vem sendo aplicada no mundo todo para adequação da Previdência Social à longevidade humana. A avaliação de Nelson Barbosa é que a idade média de aposentadoria no Brasil é muito baixa, próxima de 58 anos. Fica perto do que ocorre em Luxemburgo e abaixo de todos os demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - cuja idade média de aposentadoria é de 64,2 anos.
Duas fórmulas
A alternativa à idade mínima para aposentadoria seria transformar o fator 85/95 - atualmente vigente e que vai até 90/100 - em "móvel", para poder ir crescendo. Pela fórmula 85/95, a mulher tem direito à aposentadoria integral, quando a soma do tempo de contribuição e da idade é 85 e do homem, 95.
Medir a pressão
A Toth Tecnologia, do Tecnopuc, lança hoje na Feira Hospitalar, em São Paulo, o Lifetouch 17, monitor de sinais vitais touch screen, customizável, com tecnologia 100% nacional, utilizável em procedimentos básicos de saúde, medindo em minutos a pressão e em cirurgias avançadas de horas de duração. Por ser o primeiro nacional, custa em média, 30% menos que os importados.
Uber confiança
Projeto de regulamentação da Uber de Porto Alegre, entregue à Câmara de Vereadores ontem, cheio de exigências, pode acabar com seu charme e o menor custo para os usuários. Mas uma das restrições ouvidas na Alemanha é "como vocês aí no Brasil, com sérios problemas de segurança, se atrevem a entrar em carro sem maiores referência sobre o motorista?". No que eles têm razão.
Nova loja de móveis
A Eko Ambientes de Bento Gonçalves, marca do grupo Multimóveis, de Bento Gonçalves, abre hoje na avenida Goethe, Porto Alegre, sua 11ª loja exclusiva, sob o comando de Alexandra Schuh. Lançada em 2009, traz uma série de soluções em móveis planejados para as várias faixas de público.
Tecnosinos nos parques do Canadá
Diretor executivo do Tecnosinos, Luiz Felipe Maldaner embarca hoje para o Canadá, para uma intensa agenda com os parques tecnológicos na região de Durham e com o Waterloo Tech Park. Ele acompanha a Minvia, uma empresa incubada da Unitec/Tecnosinos, e estará participando de um programa de softlanding no Spark Centre em Durham, para aprender sobre o mercado canadense e avaliar a possibilidade de instalar um escritório naquela região. Também terá agenda com a University of Ontario (Institute of Technology), e com a Trent University. Na verdade, o que Tecnosinos busca com estas viagens é acompanhar o que há de mais atual nos parques tecnológicos do mundo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia