Porto Alegre, quinta-feira, 19 de maio de 2016. Atualizado �s 23h32.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
12°C
20�C
13�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,5690 3,5710 0,16%
Turismo/SP 3,5000 3,7400 3,03%
Paralelo/SP 3,5000 3,7400 3,03%
mais indicadores
| P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Giro R�pido Vinicius Ferlauto


Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 20/05/2016

Componentes sustent�veis

A Ford anunciou o desenvolvimento, nos Estados Unidos, de uma nova tecnologia para a produção de componentes de plástico e espuma sustentáveis para aplicação em veículos da marca. A empresa é a primeira do setor automotivo a adotar essa técnica, que usa o dióxido de carbono capturado no ambiente como matéria-prima de biomateriais. A nova espuma sustentável, produzida com até 50% de polióis derivados de CO2, pode compor bancos e capôs. O novo plástico também tem grande potencial na fabricação de peças automotivas. A expectativa é que, dentro de cinco anos, eles sejam aplicados na produção de veículos da Ford. A fabricação de plástico é responsável por cerca de 4% do consumo de petróleo no mundo, segundo a Federação Britânica de Plásticos. Os pesquisadores da Ford estimam que o uso de carbono capturado ajude nas metas de longo prazo para redução do aquecimento global, definidas recentemente no acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) assinado em Paris.
Troca de nome
A Fuji Heavy Industries Ltd. decidiu alterar seu nome para Subaru Corporation a partir de 1 de abril de 2017. A mudança ainda está sujeita à aprovação dos acionistas, mas o objetivo é tornar a marca Subaru ainda mais conhecida no mercado mundial, contribuindo para o crescimento da empresa nos setores automotivo e aeroespacial.
Ônibus escolares
Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes-Benz do Brasil venceu licitação do Governo Federal para fornecimento de ônibus escolares no âmbito do programa "Caminho da Escola", ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. O novo contrato envolve 1.600 veículos. A marca já possui outros 3.500 em operação no transporte escolar urbano e rural também licitados pelo Caminho da Escola.
Unidade sino-brasileira
A China Automotive Systems - CAAS - inaugurou no Brasil sua primeira fábrica internacional, dedicada à produção de sistemas de caixa de direção para veículos. A planta fica em Guarulhos (SP) e absorveu investimento de R$ 20 milhões. Com capacidade de fazer até 700 mil caixas de direção por ano, se funcionar em três turnos, a fábrica iniciará com apenas um turno de trabalho. O primeiro cliente local da CAAS é a Fiat.
Carta na manga
A nova fábrica da Kia Motors, localizada no México, já está em operação e começa a produzir o novo Cerato. A planta fará 100 mil unidades do modelo no primeiro ano de atividade, sendo 80% delas destinadas à exportação, principalmente para os Estados Unidos. O Brasil também deve receber o novo Cerato, já que a Kia pretende se beneficiar da isenção do imposto de importação sobre veículos mexicanos para retomar o sucesso do sedã por aqui. Porém, a chegada do carro ainda não tem data confirmada, devido à atual instabilidade político-econômica brasileira.
Espuma de aço
A North Carolina State University, dos Estados Unidos, divulgou um estudo que revela as propriedades de um novo produto batizado de CMFs (espumas metálicas montadas), resistente o suficiente não só para blindar um veículo como para transformar uma bala perfurante em pó após o impacto. Essas espumas são bem mais leves, elásticas e resistentes do que as mantas habitualmente utilizadas na blindagem veicular, e têm outros usos potenciais, incluindo tecnologia aeroespacial e medicina. O material é um compósito feito 100% de aço.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Motores nacionalizados
A Toyota do Brasil inaugurou sua f�brica de motores na cidade de Porto Feliz (SP). O complexo � um dos poucos da empresa no mundo a concentrar em um local os tr�s processos de manufatura: fundi��o, usinagem e montagem
Dire��o aut�noma
No prazo de um ano, a General Motors e a Lyft dever�o come�ar a testar, em vias p�blicas norte-americanas, uma frota de t�xis el�tricos Chevrolet Bolt que dispensam motorista, segundo o The Wall Street Journal
Selo de efici�ncia energ�tica
A partir de maio, todos os autom�veis novos comercializados no Brasil ter�o o selo de efici�ncia energ�tica fornecido pelo Inmetro, que classifica o consumo e a emiss�o de poluentes
Ultrapassando a fronteira
A f�brica do BMW Group em Araquari (SC) atinge mais um importante marco estrat�gico para a empresa no Brasil: o come�o da exporta��o de ve�culos para os Estados Unidos

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo