Porto Alegre, quinta-feira, 19 de maio de 2016. Atualizado às 23h32.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
20°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5690 3,5710 0,16%
Turismo/SP 3,5000 3,7400 3,03%
Paralelo/SP 3,5000 3,7400 3,03%
mais indicadores
| Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Giro Rápido Vinicius Ferlauto


Giro Rápido

Notícia da edição impressa de 20/05/2016

Componentes sustentáveis

A Ford anunciou o desenvolvimento, nos Estados Unidos, de uma nova tecnologia para a produção de componentes de plástico e espuma sustentáveis para aplicação em veículos da marca. A empresa é a primeira do setor automotivo a adotar essa técnica, que usa o dióxido de carbono capturado no ambiente como matéria-prima de biomateriais. A nova espuma sustentável, produzida com até 50% de polióis derivados de CO2, pode compor bancos e capôs. O novo plástico também tem grande potencial na fabricação de peças automotivas. A expectativa é que, dentro de cinco anos, eles sejam aplicados na produção de veículos da Ford. A fabricação de plástico é responsável por cerca de 4% do consumo de petróleo no mundo, segundo a Federação Britânica de Plásticos. Os pesquisadores da Ford estimam que o uso de carbono capturado ajude nas metas de longo prazo para redução do aquecimento global, definidas recentemente no acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) assinado em Paris.
Troca de nome
A Fuji Heavy Industries Ltd. decidiu alterar seu nome para Subaru Corporation a partir de 1 de abril de 2017. A mudança ainda está sujeita à aprovação dos acionistas, mas o objetivo é tornar a marca Subaru ainda mais conhecida no mercado mundial, contribuindo para o crescimento da empresa nos setores automotivo e aeroespacial.
Ônibus escolares
Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes-Benz do Brasil venceu licitação do Governo Federal para fornecimento de ônibus escolares no âmbito do programa "Caminho da Escola", ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. O novo contrato envolve 1.600 veículos. A marca já possui outros 3.500 em operação no transporte escolar urbano e rural também licitados pelo Caminho da Escola.
Unidade sino-brasileira
A China Automotive Systems - CAAS - inaugurou no Brasil sua primeira fábrica internacional, dedicada à produção de sistemas de caixa de direção para veículos. A planta fica em Guarulhos (SP) e absorveu investimento de R$ 20 milhões. Com capacidade de fazer até 700 mil caixas de direção por ano, se funcionar em três turnos, a fábrica iniciará com apenas um turno de trabalho. O primeiro cliente local da CAAS é a Fiat.
Carta na manga
A nova fábrica da Kia Motors, localizada no México, já está em operação e começa a produzir o novo Cerato. A planta fará 100 mil unidades do modelo no primeiro ano de atividade, sendo 80% delas destinadas à exportação, principalmente para os Estados Unidos. O Brasil também deve receber o novo Cerato, já que a Kia pretende se beneficiar da isenção do imposto de importação sobre veículos mexicanos para retomar o sucesso do sedã por aqui. Porém, a chegada do carro ainda não tem data confirmada, devido à atual instabilidade político-econômica brasileira.
Espuma de aço
A North Carolina State University, dos Estados Unidos, divulgou um estudo que revela as propriedades de um novo produto batizado de CMFs (espumas metálicas montadas), resistente o suficiente não só para blindar um veículo como para transformar uma bala perfurante em pó após o impacto. Essas espumas são bem mais leves, elásticas e resistentes do que as mantas habitualmente utilizadas na blindagem veicular, e têm outros usos potenciais, incluindo tecnologia aeroespacial e medicina. O material é um compósito feito 100% de aço.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Motores nacionalizados
A Toyota do Brasil inaugurou sua fábrica de motores na cidade de Porto Feliz (SP). O complexo é um dos poucos da empresa no mundo a concentrar em um local os três processos de manufatura: fundição, usinagem e montagem
Direção autônoma
No prazo de um ano, a General Motors e a Lyft deverão começar a testar, em vias públicas norte-americanas, uma frota de táxis elétricos Chevrolet Bolt que dispensam motorista, segundo o The Wall Street Journal
Selo de eficiência energética
A partir de maio, todos os automóveis novos comercializados no Brasil terão o selo de eficiência energética fornecido pelo Inmetro, que classifica o consumo e a emissão de poluentes
Ultrapassando a fronteira
A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) atinge mais um importante marco estratégico para a empresa no Brasil: o começo da exportação de veículos para os Estados Unidos

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo