Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 20 de maio de 2016. Atualizado às 15h51.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 20/05/2016. Alterada em 20/05 às 15h51min

Erva santa

 PG3 IGREJA DO CHIMARRÃO EM ANDRÉ DA ROCHA - foto mauro l.moraes

Solenidade de inauguração da PCH aconteceu perto da igreja do Chimarrão


MAURO L. MORAES/DIVULGAÇÃO/JC
O vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, inaugurou uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) junto ao rio Turvo, perto de André da Rocha, que recebeu financiamento de R$ 36 milhões do banco. A solenidade foi realizada ao lado da Igreja Santo Antônio do Chimarrão, na Linha... Chimarrão. Qual seria o santo do churrasco?

Feliz aniversário

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) comemora, nesta sexta-feira, 85 anos de atividades. A combativa entidade, presidida por Paulo de Argollo Mendes, conta hoje com mais de 15,6 mil médicos associados e contabiliza mais de 18 mil atendimentos por ano a esses profissionais.

Crise de abstinência

Um dos aríetes pró-impeachment, o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi (PMDB) disse na tribuna que o PT vive uma "esquizofrênica síndrome de abstinência do poder". Perondi é médico.

Ordem desunida

Para alguém que conhece como poucos os tambores dos caboclos da aldeia como o presidente interino Michel Temer (PMDB), surpreende que figuras de proa do seu governo estejam tão fora de sintonia. Parecem a Escolinha do Professor sem o Raimundo. Falta-lhes a sabedoria da boca fechada.

Liderançaem debate

O Jornal do Comércio e a Pucrs promovem debate com especialistas e lideranças do mercado no dia 31 de maio. O evento Liderança em Debate vai discutir O fim do "chefe" e o despertar dos líderes inspiracionais.

Mais uma?

O PT lançou candidato à prefeitura de Porto Alegre nas oito eleições desde a redemocratização. Na nona, em 2016, seria a primeira vez que o partido não teria cabeça de chapa. Seria. Manuela d'Ávila (PCdoB) saiu da disputa. Assim, o PT deve lançar Raul Pont.
 

Surpresa na Junta

No dia 24, terça-feira, quando abrirem as portas da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), às 10h, os clientes serão recepcionados pelo Coral do Banrisul, e um grande bolo será servido aos clientes e colaboradores. Neste dia, a Jucergs completa 139 anos. São 24 milhões de documentos que contam a história das empresas do Estado.

Os royalties de Itaipu I

Com 42 anos de constituição e 32 anos de geração de energia, a Itaipu Binacional chega à marca de US$ 10 bilhões em royalties pagos ao Brasil e ao Paraguai, meio a meio. Os 16 municípios que tiveram áreas alagadas (15 no Paraná e um no Mato Grosso do Sul) recebem cerca de um terço, e outro terço vai para o governo do Paraná.

Os royalties de Itaipu II

As pastas de Ciência e Tecnologia, Minas e Energia e Meio Ambiente recebem 10%. O restante cabe ao estado do Mato Grosso do Sul e a dezenas de municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. Agora vem uma diferença notável: no Paraguai, os royalties vão direto para o governo federal, que os reparte entre todos os municípios do país.

Miúdas

  • CACOETE de deputados de falar gritando, como se ouviu no Conselho de Ética, dispensa o sistema de som da Câmara.
  • POSSIBILIDADE de alta dos juros nos EUA deve deixar o dólar mais saltitante.
  • TÃO antiga quanto o Antigo Testamento, a gonorreia volta a milhão. E cada vez mais resistente a antibióticos.

Finais

  • CONJUNTO Comunicação conquistou a conta do clássico Cachorro do Rosário. Reposicionou a comunicação da franquia sem perder suas raízes.
  • ASSOCIAÇÃO dos Delegados de Polícia do RS irá percorrer cidades do Interior.
  • BRUNA Lombardi participa do 9º Fórum Instituto Unimed dia 3 de junho/9h/Bourbon Country.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia