Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 11 de maio de 2016. Atualizado �s 22h06.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Cinema

Not�cia da edi��o impressa de 12/05/2016. Alterada em 11/05 �s 17h41min

12� Festival de cinema fant�stico 'Fantaspoa' come�a nesta sexta-feira 13

Thriller argentino Kryptonita marca a abertura do festival porto-alegrense dedicado ao g�nero, na noite desta Sexta-feira 13, no cinema do Santander Cultural

Thriller argentino Kryptonita marca a abertura do festival porto-alegrense dedicado ao g�nero, na noite desta Sexta-feira 13, no cinema do Santander Cultural


FANTASPOA/DIVULGA��O/JC
Luiza Fritzen
Criado em Porto Alegre em 2005, o Fantaspoa celebra sua 12ª edição entre amanhã e 29 de maio. Considerado o maior festival de cinema fantástico da América Latina, o evento é dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico, como fantasia, ficção científica, horror e thriller. A programação deste ano inclui mais de 100 títulos, entre longas e curtas-metragens, de mais de 25 países, que serão exibidos no CineBancários (General Câmara, 424), na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085) e no Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028), com ingressos a R$ 10,00.
Curador e idealizador do festival ao lado de Nicolas Tonsho, João Pedro Fleck diz que a ideia de organizar o Fantaspoa surgiu há 12 anos, durante um festival de cinema no Uruguai. Mesmo não voltado ao fantástico, Fleck conta que identificou no evento as características que não encontrava em festivais brasileiros. "Sentimos falta de um festival de cinema de longa duração em Porto Alegre nos moldes dos festivais clássicos do cinema europeu, com filmes do gênero fantástico que dificilmente serão distribuídos no País", afirma o cofundador.
Sem embasamento em projetos realizados similares na América Latina, os sócios não tinham uma ideia fixa sobre o que seria o Fantaspoa, tampouco imaginavam que seu projeto tomaria as proporções que tem atualmente. Dentre os longas-metragens que serão exibidos, 49 estreiam no Brasil durante o festival. Desses, cinco terão sua primeira exibição pública no mundo, 25 estarão em première latino-americana e 19 em première brasileira. Com uma equipe reduzida e baixo orçamento inicial, segundo Fleck, o Fantaspoa afirma sua importância ao criar uma rede de pessoas interessadas e movidas pelo festival. "Existem pessoas que filmam porque o Fantaspoa as ajuda a filmar e lhes deu destaque, e outras que filmam pois sabem que o festival lhes dá condições de exibir seus projetos", relata.
Uma das grandes novidades desta edição é a iniciativa inclusiva Fantaspoa CineKombi, uma mostra itinerante de cinema ao ar livre que circulará por 16 cidades gaúchas durante o evento. Com o objetivo de alcançar novos públicos e descentralizar o festival, uma tela de projeção será montada em locais de grande circulação das cidades do circuito, exibindo gratuitamente curtas-metragens de anos anteriores do Fantaspoa. Outra atividade pensada para esta edição são vídeos exibidos antes das sessões incentivando o público a não utilizar os celulares, com o intuito de promover o respeito à sétima arte e maximizar sua apreciação.
Os homenageados deste ano são o ator espanhol Antonio Mayans, que atuou em mais de 150 títulos; o diretor inglês Brian Trenchard-Smith, importante na recentemente redescoberta e cultuada filmografia australiana de gênero; e Guilherme de Almeida Prado, que realizou alguns dos filmes de gênero mais criativos e premiados do Brasil. Eles estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas com o público após as exibições dos filmes. Entre os convidados estrangeiros que também marcam presença está o espanhol Luis de la Madrid, responsável pela montagem de A espinha do Diabo, de Guillermo del Toro, que conversará com o público após a sessão do filme e ministrará gratuitamente um curso de edição.
A programação inclui ainda um concerto no Santander Cultural com o músico italiano Vince Tempera, mesclando trilhas de filmes de sua autoria e de outros mestres, além de contar histórias sobre a Era de Ouro do cinema italiano. No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico As mãos de Orlac, de Robert Wiene, musicado ao vivo pelo multi-instrumentista Diego Poloni. A interação fora das salas de cinema fica por conta de três festas produzidas pelo festival. A primeira acontece amanhã, em comemoração à abertura do Festipoa e à emblemática Sexta-feira 13. No dia 23 de maio, haverá uma sessão gratuita no Centro de Internação Provisória Carlos Santos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). "Nós temos a oportunidade de levar o festival para pessoas que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de cinema, e isso é uma realização incrível", completa.
Fleck ressalta que essa é a maior edição do Festipoa e que isso só tornou-se possível graças aos patrocinadores. "A gente sabe da situação que o País enfrenta e como está difícil conseguir patrocínio, ainda mais cultural. O fato de contar com patrocínio duplo significa uma valorização do festival e o quanto a gente mexe com a vida das pessoas", destaca. A XII edição do Festipoa é apresentada pela Petrobras, com patrocínio do Banrisul e copatrocínio da Prana Filmes, empresa local pioneira no apoio ao projeto. A programação completa do festival está no site www.fantaspoa.com.br.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia