Porto Alegre, quarta-feira, 06 de abril de 2016. Atualizado às 08h05.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6780 3,6800 1,76%
Turismo/SP 3,5800 3,7900 1,06%
Paralelo/SP 3,5800 3,7900 1,06%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

crise política Notícia da edição impressa de 06/04/2016. Alterada em 06/04 às 08h05min

Comissão de impeachment inicia debates na sexta-feira

ANDRESSA ANHOLETE/AFP/JC
Relator Jovair Arantes diz que parecer deve ter entre 80 e 90 páginas

A cúpula da Comissão Especial do Impeachment fechou, na tarde de ontem, um acordo de procedimentos com líderes partidários para, após a apresentação do parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) hoje, abrir os debates nesta sexta-feira. A proposta acordada prevê que o relatório de admissibilidade vá a votação na segunda-feira que vem.
Jovair vai apresentar o relatório na comissão às 14h. O relator disse que o documento deve ter entre 80 e 90 páginas e que estará pronto às 12h desta quarta-feira. "Será um relatório grande e consistente", disse. Deve ser apresentado um pedido de vista coletiva e, como determina o regimento, são necessárias duas sessões do plenário da Câmara dos Deputados para que o tema possa voltar à discussão na comissão.
O presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), cogitou a possibilidade de fazer sessões de debates no sábado e no domingo. Porém, como a segunda sessão do prazo regimental de pedido de vista acontecerá na sexta-feira de manhã, será possível retomar os debates no mesmo dia, a partir das 15h. Rosso revelou que os líderes concordaram com a redução do tempo de discurso de cada parlamentar. Inicialmente membros, suplentes, líderes e não membros teriam 15 minutos para falar na sessão.
Assim, os técnicos estão calculando a redução do tempo de discurso para que até às 17h da segunda-feira seja encerrada a discussão e o relatório possa ser votado na sequência, no máximo até à meia-noite.
O presidente da comissão quer iniciar cedo a sessão na segunda-feira. "Vamos trabalhar para que, no início da noite de segunda-feira, tenhamos o resultado final da comissão na votação", afirmou Rosso, lembrando que os trabalhos no colegiado devem ser encerrados em cinco sessões após a apresentação da defesa, ou seja, o prazo final da comissão terminará na segunda-feira e não há previsão regimental sobre votação do parecer após o fim deste prazo.
A preocupação da comissão é com a eventual judicialização do processo. Por isso, os líderes estão se respaldando no regimento para evitar ações dos governistas.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Para Renan, eleições gerais são alternativa Licença de Temer permite reação política do PMDB às críticas, diz Cunha
"Achei acertada a decisão dele de se afastar", disse Cunha
Antecipar eleições serve apenas para enfraquecer o impeachment, diz Aécio
Segundo ele, a sugestão é utópica e uma tentativa de tirar o foco do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em curso na Câmara
Impasse sobre posse de Lula tem que ser superado, diz Mercadante

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo