Porto Alegre, quinta-feira, 07 de abril de 2016. Atualizado às 23h15.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
30°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6910 3,6930 1,26%
Turismo/SP 3,6200 3,8400 0,78%
Paralelo/SP 3,6200 3,8400 0,78%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Justiça Eleitoral Notícia da edição impressa de 08/04/2016. Alterada em 07/04 às 22h10min

Regularização do título eleitoral vai até 4 de maio

MARCELO CAMARGO/ABR/JC
Para Wobeto, Pelotas deve chegar perto dos 90% de recadastramento

Juliana Mastrascusa, especial para o JC

Os eleitores gaúchos podem regularizar até o dia 4 de maio sua situação com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE), em função do fechamento do cadastro eleitoral seis meses antes das eleições municipais. As cidades que passaram pelo recadastramento biométrico obrigatório, como Pelotas, Caxias do Sul e Alvorada, podem realizar o procedimento até a mesma data, apesar do prazo limite para a revisão ter se encerrado no dia 16 de março.
Segundo a assessoria do TRE, quem mora em algum desses municípios e não participou do recadastramento recebeu uma penalidade. Se a situação não for corrigida até o dia 4, o cidadão terá o título cancelado.
Até o momento, mais de 2,5 milhões de eleitores, dos 8,4 milhões registrados no Rio Grande do Sul, já realizaram o recadastramento biométrico. O processo ocorreu em 326 municípios do Estado. Nenhuma das quatro maiores cidades participantes atingiu percentuais superiores a 75%. Pelotas teve a maior adesão, com 74%, seguida de Caxias do Sul, 71,5%, Alvorada, 62% e Viamão 55%.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto, já era esperado que a adesão não atingisse a totalidade dos eleitores e os resultados devem evoluir até o início de maio. "O processo foi bem mais tranquilo do que a gente esperava. As pessoas que estão comparecendo aos cartórios estão sendo atendidas sem problemas", afirmou.
Desde o início do recadastramento biométrico, entre as grandes cidades participantes, Pelotas era apontada como a mais organizada dentro do calendário. Wobeto projeta que o número hoje de 74% possa chegar perto dos 90% até o dia 4 de maio. O município tem uma média de 1.800 pessoas atendidas por dia.
Esta é a segunda vez que o TRE realiza o recadastramento biométrico no Estado. Apesar da revisão não ser obrigatória na Capital, Porto Alegre possui quase 3% do seu eleitorado com o recadastramento biométrico realizado. O município deve ser o último a tornar obrigatório o processo, por se tratar do maior colégio eleitoral. A previsão é de que até as eleições de 2020 o método seja implantado.
Com as mudanças, a Capital também recebeu mais transferências de títulos e fechou o mês de março com 5 mil novos eleitores vindos de outras cidades. Este número em maio de 2015 era de 400 pessoas.
Segundo Wobeto, uma das explicações pode ser o recadastramento biométrico. Isso porque moradores de Porto Alegre com título registrado em cidades que passam pelo procedimento obrigatório optam por, em vez de voltarem para sua região de origem, transferir o seu voto para a capital.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Missionário Volnei pode perder mandato de deputado
Dilma Rousseff acusa PSDB de fazer uso político do TSE Em defesa, Dilma acusa PSDB de fazer 'uso político da Justiça Eleitoral'
A presidente Dilma Rousseff acusou o PSDB de fazer "uso político da Justiça Eleitoral"
TSE notifica Dilma de ação que pede sua cassação

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo