Porto Alegre, domingo, 24 de abril de 2016. Atualizado às 22h33.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
9999°C
19°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5700 3,5720 1,10%
Turismo/SP 3,4700 3,7200 1,63%
Paralelo/SP 3,4800 3,7200 1,63%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 25/04/2016. Alterada em 24/04 às 19h55min

A democracia representativa e o eleitor

Cesar Augusto Trinta Weber

A democracia entendida como forma de governo nascida na Grécia Antiga ocupa uma posição central em meio aos diferentes significados quanto à organização e o funcionamento do poder estatal, ainda que com as suas variantes: Democracia direta, indireta ou representativa. Democracia remete à ideia de governo do povo ou do cidadão. Na democracia indireta, nos chamados governos democráticos, as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles, razão pela qual esta forma é chamada de democracia representativa.
O Brasil é uma República Federativa presidencialista organizada em Três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O chefe do Poder Executivo é o presidente da República, que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de governo. O Poder Legislativo, em todos os seus níveis, e o presidente é eleito pelo voto direto e obrigatório do cidadão.
É de se imaginar que opiniões, demandas e interesses da população estariam representados pelos políticos eleitos no País. No entanto, o que se observa é que as relações entre os políticos do Poder Legislativo e do Executivo assumem especial relevo para atenderem aos seus próprios interesses e aos interesses do governo, os quais são recobertos pelo manto da chamada governabilidade, deixando em segundo plano os compromissos com os eleitores. Tensões do momento político pelo processo de impeachment revelam as contradições da democracia representativa. A tribuna da Câmara dos Deputados é um exemplo de significado maior ao se constatar pelos discursos dos parlamentares governistas, que, ao justificarem o seu voto contra o impeachment, sustentam que o fazem em obediência as suas consciências, razão pela qual deixam de atender o clamor do povo, ainda que tenham sido eleitos para desempenharem o seu mandato representando as vozes majoritárias das ruas. Para a democracia é imprescindível a garantia do exercício da cidadania, da liberdade de expressão, da imprensa livre, do acesso à informação, a independência entre os poderes e o combate à corrupção.
Médico
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Repercussões da crise na China
Recentemente, passei 15 dias em viagem de negócios na China
O cliente não sumiu
Se o nosso objetivo é sair da crise, precisamos parar de cavar o poço e tomar decisões duras e ousadas que postergamos, já faz um bom tempo
PEC 45 e o controle na administração pública
Fortalecer o controle interno de todas as esferas de governo como a controladoria, auditoria, corregedoria e ouvidoria, consideradas essenciais ao bom funcionamento da administração pública
Opinião econômica: O 'day after'

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo