Porto Alegre, sexta-feira, 22 de abril de 2016. Atualizado às 00h19.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
29°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5310 3,5330 0,11%
Turismo/SP 3,4700 3,6600 1,34%
Paralelo/SP 3,4800 3,6600 1,34%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

artigo Notícia da edição impressa de 22/04/2016. Alterada em 21/04 às 21h56min

PEC 45 e o controle na administração pública

Gilberto Bujak

Fortalecer o controle interno de todas as esferas de governo como a controladoria, auditoria, corregedoria e ouvidoria, consideradas essenciais ao bom funcionamento da administração pública. Esta mudança, que vem ao encontro do que já é praticado na Controladoria-Geral da União, é em resumo a Proposta de Emenda Constitucional nº 45/2009, ou simplesmente PEC 45, que tramita no Congresso.
A partir dela, as atividades no setor público serão desempenhadas por órgãos de natureza permanente e exercidas por servidores organizados em carreiras específicas, fortalecendo atividades do sistema de controle interno de todas as esferas de governo constante no artigo 74 da Constituição Federal. Esta será a melhor e mais efetiva ferramenta para fazer frente à crescente avalanche de denúncias de irregularidades e de ineficiência da administração pública, causada pela falta de mecanismos de controle.
Mesmo com os esforços realizados pelas administrações públicas, ainda existe carência em suas estruturas. Há deficiências nas questões que envolvem carreiras especificas e na autonomia técnica na condução de suas prerrogativas inerentes ao controle interno.
Esta mudança na Constituição Federal fortalece o controle interno, pois não há controle eficiente e eficaz sem estruturas firmes, com funções específicas, e que devem ter investimentos permanentes, com a solidificação de carreiras próprias efetivas. Podemos dizer que Porto Alegre está à frente neste processo. A Controladoria-Geral do município capacitou servidores e gestores, implantou Seccionais na Administração Direta, Autarquias, Fundações e Câmara de Vereadores e concluiu a implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Respaldados pela PEC 45, intensificaremos o trabalho, contribuindo para a eficiência da gestão dos órgãos da administração municipal.
Controlador-geral do município de Porto Alegre
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Opinião econômica: O 'day after' As duas crises que desafiam o Brasil
Naturalmente, a crise política será superada se o governo conseguir eliminar o atual sistema de coalizão que exigiu a criação de dezenas de ministérios
Na política e no futebol
Amizade verdadeira ultrapassa os laços genéticos. Podemos ser grandes amigos de membros da família ou de pessoas que não cruzamos sequer geograficamente
Ficha Limpa RS para cargos públicos
O "discurso da ficha limpa" foi tão impactante sobre a opinião pública e o Congresso Nacional, que não houve votos contrários a sua aprovação em 2010

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo